Prefeitura de Teresina anuncia obras no centro e nova cartilha de calçadas

Oito ruas do centro da capital serão requalificadas, informa o governo. Já um novo manual deve tirar dúvidas sobre execução, acessibilidade e segurança dos passeios

Notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura de Teresina  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de novembro de 2019

Centro receberá obras de manutenção e piso intertr

Centro receberá obras de manutenção e piso intertravado

créditos: Renato Bezerra/ PMT

“Como fazer uma calçada legal em Teresina” é o nome da nova cartilha que a Prefeitura de Teresina está preparando para orientar a população sobre a correta execução e manutenção de suas calçadas. O manual busca esclarecer, de forma didática, as principais dúvidas da população relacionadas à execução, dimensões dos passeios, e conceitos sobre acessibilidade, segurança e autonomia.

 

Requalificação no Centro

Também estão sendo planejadas pela Prefeitura ações para melhoria de calçadas, a começar pela requalificação da acessibilidade dos passeios de oito ruas do centro da capital. 

 

O projeto vai contemplar as ruas Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão.

 

As vias receberão obras de adequação das calçadas, com passeios acessíveis e rampas, além de manutenção e nova pavimentação com pisos intertravados. O projeto inclui ainda: paisagismo, travessias elevadas, placas de sinalização, bancos, lixeiras e iluminação.

 

Já licitada, a obra terá investimento total de R$ 2.287.970,77, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

Cartilha atualizada

Desde que foi estabelecida a nova Lei das Calçadas 4.522/2014, o município passou por atualizações em seus critérios para reconstrução, conservação, utilização e padrões das calçadas e passeios. 

 

A partir disso, a Prefeitura vem executando diversos projetos para orientar a população. Como nesta nova cartilha, que está sendo elaborada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU Centro/Norte), através de sua Coordenação Especial da Área Central de Teresina (CEAC).

 

O manual orientará, através de tópicos, ilustrações e textos explicativos, que as calçadas de Teresina devem seguir seis princípios básicos: acessibilidade, desenho urbano, sustentabilidade, segurança, autonomia, nível de serviço e conforto.

 

Capa do novo manual de calçadas de Teresina. Imagem: Ascom

 

A coordenadora especial da área central de Teresina, Constance Jacob, destaca que o manual é voltado aos teresinenses que pretendem construir ou reformar suas calçadas. “Todos que quiserem modificar suas calçadas poderão seguir a lei, de forma didática, através desse manual. A missão da Prefeitura, por meio da SDU Centro Norte, é implantar práticas e políticas urbanas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável”, ela explica.

 

A cartilha será disponibilizada online e impressa, por meio de ações educativas nas ruas da capital. “Pensamos em uma versão atualizada e mais didática, que será colocada em prática por meio de ações educativas, tendo como primeiro bairro escolhido o Centro, por ser o que mais recebe pedestres diariamente”, enfatiza o arquiteto Rômulo Marques, que participa do projeto.

 

Leia também:
"Calçadas de Teresina (PI) são dos carros, não dos pedestres"
Teresina terá em breve um observatório da mobilidade
Movimento #OcupeFreiSerafim reage a obras do BRT em Teresina
Calçadas de Teresina (PI): imagens da avaliação
Projeto no Centro de Teresina prevê calçadas padronizadas e parklets



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário