Projeto no Centro de Teresina prevê calçadas padronizadas e parklets

Modernização de ruas da capital do PI, tema de reunião ontem (13) com prefeito e técnicos municipais, envolve mobilidade urbana para atrair novos moradores ao Centro

Notícias
 

Fonte: Oito Meia  |  Autor: Lorena Passos  |  Postado em: 14 de março de 2018

Centro de Teresina receberá projeto de mobilidade

Centro de Teresina receberá projeto de mobilidade urbana

créditos: Juscelino Reis

Em reunião realizada nesta terça-feira (13) pelo prefeito Firmino Filho com a equipe técnica do Projeto Novo Centro de Teresina, no Palácio da Cidade, foram anunciadas medidas para valorizar as calçadas e parklets da área central da cidade, a exemplo da experiência do Projeto Caminhart, desenvolvido na Rua Coelho Rodrigues, que privilegia a circulação das pessoas durante as compras de final de ano. 

 

A comissão do projeto é formada por gestores e técnicos de vários órgãos da Prefeitura de Teresina, como SDU Centro/Norte, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Além de promover a mobilidade urbana, o projeto visa a incentivar o teresinense a morar no Centro de Teresina, explicou o prefeito.

 

Projeto prevê que novas ruas do Centro ganharão parklets (estruturas de madeira com bancos e mesas) em caráter permanente. As calçadas também serão padronizadas e a Prefeitura oferecerá premiação para as empresas ou pessoas físicas contribuírem com a melhoria das calçadas e a consequente valorização do pedestre.

 

Conversações da equipe do projeto com a Secretaria do Patrimônio da União e Caixa Econômica Federal já foram feitas para a reforma do prédio da antiga sede do INSS da Praça João Luis Ferreira. O prédio será transformado em condomínio de habitações de interesse social destinadas a comerciários e servidores públicos. Serão construídos 49 apartamentos de dois quartos no prédio. O andar térreo será destinado à instalação de lojas que viabilizarão a manutenção do condomínio.

 

O projeto prevê também a requalificação das praças do Centro de Teresina que ganharão iluminação com lâmpadas de led. O Troca Troca, na Avenida Maranhão, também será requalificado e o cais do rio Parnaíba ganhará um pier para o atracamento das embarcações que fazem a travessia de pessoas entre Teresina e Timon.

 

Leia também:
Teresina vai substituir velhos trens de metrô por VLT
Prefeitura de Teresina (PI) desiste de construir terminal em praça arborizada
Impactos da mobilidade urbana no comércio de varejo
Guia prático para a construção de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário