Ponte Hercílio Luz e o espaço ocupado por carro, ônibus, pedestre e bike

Iniciativa da Prefeitura de Florianópolis teve como objetivo debater, por meio de fotos comparativas, qual a forma de ocupação mais eficiente da famosa ponte metálica

Notícias
 

Fonte: ArchDaily  |  Autor: Romullo Baratto  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2020

Fotos comparam o espaço necessário para 42 pessoas

Fotos comparam o espaço necessário para 42 pessoas

créditos: PMF/ Cortesia

Neste projeto organizado pela Prefeitura de Florianópolis para a recém-inaugurada Ponte Hercílio Luz, fotos comparativas de situações combinadas evidenciam qual o espaço ocupado pelos diferentes modos de transporte e o mesmo número de pessoas a pé.

 

A iniciativa partiu do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, e faz parte do Programa Ponte Viva.

 

Reaberta ao público no final de dezembro, e liberada ao transporte por ônibus no último dia 27 de janeiro, a Ponte Hercílio Luz é um dos mais importantes ícones da cidade de Florianópolis. Acessível novamente à população, após quase trinta anos interditada, a ponte de estrutura metálica é o elemento central de um amplo projeto de requalificação urbana que envolve as porções insular e continental da capital catarinense.

 

O objetivo do projeto foi debater a ocupação mais eficiente do espaço urbano e da Ponte Hercílio Luz. Isso porque é necessário avaliar não o número de veículos que cruzam as pontes, mas a quantidade de pessoas transportadas por estes. A atividade é parte do “Programa Ponte Viva: Hercílio Luz Para as Pessoas”, que traz uma visão estratégica para o uso da Ponte Hercílio Luz, tanto em questão de mobilidade urbana quanto de turismo, patrimônio, cultura, esporte e lazer.

 

Os ônibus começaram a rodar pela Ponte Hercílio Luz com a nova linha gratuita “1119 – Ponte Viva”, com piso rebaixado, ar-condicionado, wireless e USB; e a Prefeitura da cidade já decretou que a ponte será somente para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos oficiais e de emergência, nos dias úteis; e exclusiva para pedestres e ciclistas, nos finais de semana.

 

 

Espaço de sobra, quando a ponte é ocupada por bicicletas (à esq.) ou pedestres (à dir.). Fotos: PMF/Cortesia

 

Leia também:
Ponte Hercílio Luz abre na segunda (27), com linha de ônibus gratuita
Ponte Hercílio Luz será para pedestres, bicicletas e ônibus
Florianópolis divulga projeto para a Ponte Hercílio Luz
Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis

 

Parceria

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário