Qual é o transporte ideal para o pós-covid? Ouça o Boletim Mobilize

Duas pesquisas revelam o que pensam os brasileiros e os paulistanos sobre a mobilidade neste momento de crise na saúde. Ricky Ribeiro comenta no Boletim Mobilize #126

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de junho de 2020


Duas pesquisas divulgadas na semana passada revelam resultados curiosos, um pouco contraditórios, sobre os sentimentos das pessoas em relação à crise de saúde e suas consequências para a vida atual e futura.

 

 Ouça (ou leia):

 

Uma delas, a Viver em São Paulo Especial Pandemia, revelou que os paulistanos pretendem usar menos o carro e o transporte público depois da pandemia. Mais de um terço afirma que dará preferência à caminhada como forma de mobilidade. E 20% responderam que irão pedalar mais, sobrepujando os 16% que querem utilizar mais o automóvel. A pesquisa foi realizada pelo Ibope, para a Rede Nossa São Paulo, com 800 entrevistados na capital paulista.


Outra pesquisa - "Emoções momentâneas: comportamentos e hábitos cotidianos pós-pandemia" - realizada pelo  Programa USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da USP, colheu a opinião de quase 2 mil pessoas em várias capitais do país sobre suas sensações em relação à pandemia e suas expectativas para o fuuturo pós-covid. Nesta sondagem, cerca de 60% das pessoas têm o desejo de usar mais o carro para evitar o transporte público. E apenas 2% topariam circular de bicicleta.


Os resultados, aparentemente contraditórios têm uma explicação: quem vive em São Paulo conta com uma rede de quase 500 km de vias para bicicletas, e essa oferta de infraestrutura atrai mais ciclistas para as ruas. Como se costuma dizer: façam as ciclovias... os ciclistas virão!

 

Clique para ver as duas pesquisas:

Viver em São Paulo Especial Pandemia  

# Emoções momentâneas: comportamentos e hábitos cotidianos pós-pandemia

 

Leia também:
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
Bicicleta e máscara: na pandemia, a melhor solução, diz Paulo Saldiva
Lições de mobilidade: o exemplo da China
Cidade do Equador retoma operação de VLT
Ciclovia que acompanha trilhos da linha férrea é aprovada em Marília (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário