Boletim Mobilize #134: Como os pedestres percebem a cidade

Pesquisadores mediram reações corporais de pessoas caminhando por diferentes trechos urbanos, para descobrir quais lugares elas achavam atraentes, e quais tendem a evitar

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de agosto de 2020

Criança observa militares nas ruas de Guajalajara,

Criança observa militares nas ruas de Guajalajara, México

créditos: BBC News

 

Pesquisadores europeus mediram a reação corporal de pessoas caminhando por diferentes trechos urbanos, para descobrir quais lugares elas achavam atraentes, e quais evitarão no futuro. Ouça Ricky Ribeiro, no Boletim Mobilize #134



Se preferir, leia o texto:
Olá. Caminhar pela cidade em um bairro tranquilo e arborizado traz uma sensação bem diferente que andar em um lugar hostil e perigoso. E o nosso corpo sente tudo isso, reagindo a cada situação. Já falei aqui algumas vezes sobre caminhabilidade e de como o deslocamento a pé pode ser mais ou menos agradável de acordo com fatores como poluição, congestionamento, ruído, presença de árvores, comércio, paisagismo, e muitos outros.


Para conhecer mais sobre percepção humana em ambientes urbanos, um grupo de pesquisadores europeus usou sensores para medir a reação corporal, como batimentos cardíacos e condutividade da pele, de pessoas ao caminharem em diferentes regiões da cidade. A partir dessas informações, foi criado um modelo descrevendo como os pedestres percebem a cidade, que lugares eles acham atraente, ou quais querem evitar no futuro.


Analisando estes dados, as prefeituras podem tomar medidas para tornar os locais avaliados mais agradáveis e assim melhorar a qualidade de vida da população. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.

 

Leia o estudo (em inglês) no link esum.arch.ethz.ch/about 

 

Leia também:
Expresso #12: o Dia Mundial do Pedestre
S.J. dos Campos (SP) anuncia VLP elétrico para 2021
Os carros elétricos e suas baterias: uma tragédia ambiental
Andar a pé eu vou: material para usar antes, durante e após as eleições


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário