Itu (SP) retira vagas de carros e cria boulevard no centro histórico

Intervenção no centro histórico amplia espaços ao pedestre com bancos, floreiras, paraciclos e até bebedouros desenhados tanto para a pessoa como ao cão que a acompanha

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize  |  Postado em: 28 de agosto de 2020

Vaga para carros dá lugar a área com bancos e flor

Vaga para carros dá lugar a área com bancos e floreiras

créditos: Regina Rocha/ Mobilize

A cidade de Itu, em São Paulo, acaba de inaugurar uma intervenção urbana para aumentar a circulação de pedestres em sua área central. O chamado "Boulevard da rua Floriano Peixoto" compreende oito quadras - bem na área histórica da cidade - e conta com alguns requintes raros em cidades brasileiras.

 

Por exemplo, foram instalados bebedouros públicos, compactos e modernos, com desenho contemporâneo, que atendem tanto às pessoas como aos cães que as acompanham. 

 
Bebedouros públicos para pessoas e pets Foto: Mobilize


A intervenção mais importante foi o redesenho da sinalização viária, o que transformou parte do asfalto em locais para descanso, com bancos floreiras e também paraciclos em curioso formato de molas. Com isso, parte das vagas de estacionamento foi eliminada, mas garantidas e até aumentadas as vagas para idosos, deficientes físicos e veículos de serviço e carga/descarga. 

 

A obra foi concebida pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Mobilidade Urbana e Rural, com o objetivo de "ampliar os espaços para pedestres e estimular as atividades de rua, como fazer compras, descansar e conviver", além de facilitar a realização de festas, shows e outros eventos ao ar livre. 

 

O principal objetivo é o aumento da segurança para pedestres, especialmente para contemplação dos imóveis com valor histórico ou arquitetônico.

 

Antes de sua implantação, o projeto de revitalização da rua Floriano Peixoto foi discutido com a comunidade e com os comerciantes do local, que opinaram sobre as melhorias e colaboraram com sugestões para a readequação da via no formato de boulevard.

 

Veja mais fotos do boulevard


Leia também:
Calçada Cilada: 80% apontam passeios esburacados, obstruídos e estreitos
Corredores verdes, uma proposta para estimular a mobilidade ativa
Boletim Mobilize #134: Como os pedestres percebem a cidade
Expresso #12: o Dia Mundial do Pedestre
Pressionar os candidatos em defesa da mobilidade sustentável



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário