Guadalajara, no México, ativa nova linha de trens urbanos

Linha 3 do sistema de trens urbanos tem 21 km de extensão, 18 estações, e atende a três cidades da região metropolitana da capital de Jalisco

Notícias
 

Fonte: Mobilize  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de setembro de 2020

Nova linha tem capacidade para 230 mil usuá

Trens da Linha 3: capacidade para 230 mil usuários/dia

créditos: Alstom/ Divulgação

A cidade de Guadalajara, capital do estado mexicano de Jalisco, iniciou nesta segunda-feira (14) as operações da sua terceira linha de seu sistema urbano de transporte (trenes urbanos ligeros) que deverá transportar 230 mil passageiros em média, por dia.


Com cerca de 21 km de extensão, a Linha 3 tem 18 estações e atende à região metropolitana de Guadalajara, atendendo também as localidades de Zapopan e Tlaquepaque. A rede de transportes urbanos do estado de Jalisco foi iniciada em 2014, com composições fabricadas pela Alstom, e operação pela empresa estatal Siteur (Sistema del Tren Eléctrico Urbano). O projeto envolve um investimento de quase 330 milhões de euros, dos quais 240 milhões destinados aos equipamentos fornecidos pela Alstom.


Para a nova linha, a Alstom deverá fornecer 18 trens Metropolis, além de sistemas de comunicação, subestações de alta tensão e sistemas de controle de tráfego (sistema CBTC da empresa). As composições são equipadas com ar-condicionado, videovigilância e sistemas de informações aos passageiros.



Interior de um dos trens Metrópolis da Linha 3 Foto: Alstom


"A linha 3 foi projetada para ser 100% acessível a todos, com espaços para pessoas com deficiência dentro dos carros e infraestrutura dedicada em todas as estações. A linha é um exemplo de um sistema de transporte moderno e inclusivo que oferece aos passageiros uma experiência de viagem confiável, segura e confortável...", disse Maite Ramos, Diretora Geral da Alstom México. A empresa está presente no México desde 1968, com o desenvolvimento da primeira linha de metrô na capital, a Cidade do México. 


 

Veja mais fotos

 

 Veja um vídeo realizado na abertura ao público:

 

Leia também:
Moscou fecha compra gigante de 114 Veículos Leves sobre Trilhos
Contrato para segunda etapa do VLT da Baixada Santista é firmado
Cidade do Equador retoma operação de VLT
Bogotá planeja um VLT na sua região metropolitana
Semob/MDR conclui estudos sobre VLT de Cuiabá


*Nota da redação: por uma falha de edição, o texto foi publicado ontem (15) com a informação de que se tratava de uma linha de veículos leves sobre trilhos (VLT). Na verdade, são trens urbanos, que constituem um sistema de metrô leve para atender à cidade de Guadalajara e outras localidades de sua região metropolitana.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário