Rede Nossa São Paulo publica Mapa da Desigualdade 2020

Edição deste ano conta com indicadores de população, meio ambiente, mobilidade, direitos humanos, habitação, saúde, educação, cultura, esporte e trabalho e renda

Notícias
 

Fonte: Rede Nossa São Paulo  |  Autor: Rede Nossa SP/Cidades Sustentáveis  |  Postado em: 29 de outubro de 2020

Desigualdade no acesso ao transporte coletivo

Desigualdade no acesso ao transporte sobre trilhos

créditos: Reprodução/Rede Nossa São Paulo

Lançado hoje (29) em um evento online, o Mapa da Desigualdade 2020, realizado pela Rede Nossa São Paulo e pelo Programa Cidades Sustentáveis, traz dados que retratam a realidade dos distritos da capital paulista. O Mapa utiliza fontes públicas e oficiais, identifica prioridades e necessidades da população e, dessa forma, pode auxiliar na gestão e no planejamento municipal.


Com dados sobre os 96 distritos, a edição deste ano conta com indicadores dos seguintes temas: população; meio ambiente; mobilidade; direitos humanos; habitação; saúde; educação; cultura; esporte; e trabalho e renda.


O Mapa traz, ainda, alguns indicadores novos, como coleta seletiva; acesso a transporte de massa; tempo médio das viagens ao trabalho por transporte público; acesso à infraestrutura viária; homicídios de jovens; cobertura de atenção básica; entre outros.


Mobilidade Urbana
O Mapa mostrou que as diferenças sociais e econômicas se refletem fortemente na oferta de transportes públicos, nos tempos de viagem e também nos modos adotados pelos moradores para seus deslocamentos. Veja alguns destaques:
 

# Apenas 18,1% da população paulistana reside em um raio de até 1km de estações de transporte de massa (trem, metrô e monotrilho). Enquanto essa proporção é de 88% no distrito da República, em outros 29 distritos 0% tem acesso ao transporte de massa.


# O transporte público é usado por 56,6% das pessoas
para o deslocamento para o trabalho. A média da cidade do tempo de deslocamento para o trabalho é de 56,2 minutos. Enquanto no Brás se gasta, em média, 31,3 minutos, em Marsilac se gasta 124,7 minutos.


# Quase metade das famílias paulistanas (45,5%)
não possuem nenhum automóvel. E apenas 41% residem em um raio de até 300 metros de distância de infraestruturas cicloviárias (ciclovias e ciclofaixas).


Saiba e leia mais
sobre o Mapa no site da Rede Nossa São Paulo



Leia também:

Em SP, todas as candidaturas que lideram pesquisas citam mobilidade sustentável
Mobilidade no Rio: mudanças prioritárias para a próxima gestão
Tarifa alta e crise no transporte desafiam candidaturas em Porto Alegre
Candidatos no Rio de Janeiro priorizam ônibus e BRTs
USP publica guia para orientar sobre Eleições 2020
'Rei do asfalto', Covas vende mobilidade, mas privilegia o carro
Trânsito de SP já causa perdas de R$ 50 bi por ano

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário