Floripanoponto: inclusão de deficientes visuais no transporte público

Nova ferramenta de acessibilidade do app de transporte coletivo permite a pessoas cegas ou com baixa visão se locomoverem por Florianópolis com mais segurança e autonomia

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Florianópolis  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de março de 2021

App dá autonomia a cegos nos ônibus em Florianópol

App dá autonomia a cegos nos ônibus em Florianópolis

créditos: Freepik

Uma nova ferramenta de acessibilidade do aplicativo Floripanoponto passou, em pouco tempo, a desempenhar papel relevante na vida das pessoas com deficiência visual, cegos e com baixa visão, principalmente durante a pandemia. 

 

O app foi desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e o Consórcio Fênix, responsável pela operação do transporte coletivo da capital. 

 

Com o recurso, esse público em especial passa a poder planejar seu deslocamento por ônibus com mais assertividade, menor tempo de permanência nos pontos de embarque e terminais urbanos. Além disso, a consequência da maior previsibilidade no serviço é uma redução do risco de contágio pelo coronavírus no transporte público.

 

O projeto foi desenvolvido com acompanhamento da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), e portanto busca corresponder às necessidades dessa parcela da sociedade na sua luta por acessibilidade. 

 

Segundo Henrique Sales Rosica, presidente da Acic, a ferramenta "permite que as pessoas com deficiência, principalmente com deficiência visual, se locomovam melhor por toda a cidade, utilizando um aplicativo instalado no celular", comemora.

 

Aplicativo

O app Floripanoponto, da prefeitura catarinense, está acessível desde final de 2017, e traz informações em tempo real sobre linhas do transporte coletivo da capital. Ele está disponível gratuitamente para todos os usuários do sistema de transporte público de Florianópolis. 

 

Já a nova ferramenta de acessibilidade, que acaba de ser lançada, passa a atender também esse segmento dos usuários de ônibus, as pessoas com deficiência visual. A função ajuda no planejamento de suas viagens com informações atualizadas automaticamente sobre horários e linhas, afastando o risco de perder a hora, portanto.

 

Como foi dito, a solução traz mais autonomia aos passageiros cegos, que podem se locomover sem precisar pedir informação a outros passageiros ou motoristas. 

 

Como funciona 

O aplicativo com o recurso de acessibilidade pode ser utilizado em todas as viagens de ônibus do Consórcio Fênix. Basta o usuário informar a região em que está, a linha de ônibus e o horário em que irá usar o transporte. Isso feito, o Centro de Controle de Operações registra a informação e a repassa ao motorista, por meio de um dispositivo eletrônico fixado no painel do veículo, que deverá atender ao usuário no horário indicado.

 

O recurso de acessibilidade do app Floripanoponto é de uso exclusivo a pessoas com deficiência. O usuário primeiramente deve solicitar uma chave de acesso à Associação Catarinense para Integração do Cego de Florianópolis. O pedido pode ser feito por telefone (48) 3261-4500 ou por email (acic@acic.org.br).

 

Em seguida, a pessoa deve baixar o aplicativo no celular e realizar o login com a chave fornecida pela Acic. A ferramenta de acessibilidade do próprio aparelho deve estar ativada para que o app libere a tela de login com o campo específico da chave.

 

Leia também:
Floripa no Ponto: app já disponível a usuários de ônibus de Florianópolis
Tem aglomeração no transporte? App Sufoco mostra em tempo real
Estudantes criam sistema sonoro para ajudar cegos no transporte público
Melhorar o transporte público é corrigir desigualdades
Acessibilidade e inclusão não devem ser apenas promessas de campanha


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário