Sinalização Cicloviária: Minfra abre Consulta Pública

Minuta ficará disponível para sugestões até 1º de julho. Documento orienta sobre ciclovias, tipos de pavimentos e barreiras, sinalização vertical e outros itens

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de junho de 2021

Pintura de ciclofaixa em cidade do interior paulis

Pintura de ciclofaixa em cidade do interior paulista

créditos: Diário SBO


Demorou, mas o Denatran/Minfra publicou hoje (2) para consulta pública a minuta do Volume VIII do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, que trata da Sinalização Cicloviária. A publicação ficará disponível até 1º de julho de 2021 para observações e sugestões.


A proposta foi elaborada pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET) e contempla todos os aspectos da sinalização voltada  à circulação de bicicletas nas cidades e rodovias, incluindo a normatização para ciclovias e ciclofaixas, rampas, tipos de pavimentos e locais para estacionamento das bikes.


O texto também traz orientações sobre o compartilhamento de espaços entre pedestres e ciclistas, iluminação para as vias abertas a ciclistas, além de toda a padronização de cores, dimensões de placas e sinalização de solo.


Trata-se de um material básico para o planejamento e projetos de novas infraestruturas para ciclistas e que servirá para orientar todas as normas locais.

 

Interessados em participar da consulta, sugerir ajustes ou mudanças no texto devem cadastrar-se no sistema Participa + Brasil pelo link https://www.gov.br/participamaisbrasil/manual-brasileiro-de-sinalizacao-de-transito-volume-viii-sinalizacao-cicloviaria 

 

Veja a minuta:


 

Leia também:
Você defende a mobilidade a pé?
Maior faixa de pedestres do país, com 40 metros, é liberada em Fortaleza
Área Calma chega a bairro central da Zona Norte de São Paulo
Natal quer implantar radares para evitar carros nas faixas de ciclistas
Expresso #42: Brasil perde dois arquitetos pensadores de cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário