Plano cicloviário de Poços de Caldas (MG) é aprovado

Projeto estabelece criação de sistema de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, paraciclos, entre outras ações. Agora falta somente a sanção do Executivo

Notícias
 

Fonte: Câmara de Poços de Caldas  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de agosto de 2021

Plano criará novas vias para bicicleta em Poços (M

Plano criará novas vias para bicicleta em Poços (MG)

créditos: Onda Poços/Reprodução

Foi aprovado na Câmara Municipal de Poços de Caldas o projeto de lei (43/2021) que dispõe sobre a criação do sistema cicloviário da cidade ao sul de Minas. A proposta, de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT), recebeu a unanimidade dos votos da Casa e agora segue para sanção do prefeito.

 

A projeto busca incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável, e estabelece que o sistema cicloviário seja formado por: rede viária para o transporte por bicicletas - ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo -, e locais específicos para estacionamento dos veículos, como bicicletários e paraciclos. 

 

Além disso, a proposta busca articular o transporte por bicicleta com segurança, eficiência e conforto, com a implementação de trajetos cicloviários em locais de maior demanda.

 

Segundo a proposta, terminais de linhas de ônibus urbanos, rodoviária, edifícios públicos, indústrias, escolas, centros de compras, condomínios, parques e outros locais com grande número de pessoas deverão ter áreas para a guarda de bicicletas (bicicletários e paraciclos) como parte da infraestrutura de apoio a esse modal de transporte. 

 

E, também pela nova norma, o município deverá manter atividades educativas permanentes, para estimular padrões de comportamento seguros e responsáveis dos ciclistas. As campanhas educativas, para divulgação do uso adequado dos espaços compartilhados, deverão ter como público-alvo pedestres e condutores de veículos, motorizados ou não.

 

Leia também:
Plano cicloviário de Curitiba é tema de audiência pública
Pedalada técnica em Manaus vai avaliar malha cicloviária da cidade
Câmara de Andradina (SP) aprova a criação do Sistema Ciclístico
Baixada Santista inicia plano de mobilidade sustentável
Ciclistas pedem a expansão de ciclovias em Santana de Parnaíba



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário