Mobilidade ativa poderá ser obrigatória nas campanhas de trânsito

Projeto que tramita na Câmara pretende tornar lei a inclusão de incentivo a ações que facilitem, ampliem e deem segurança aos deslocamentos a pé e de bicicleta

Notícias
 

Fonte: Agência Câmara de Notícias  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de março de 2022

Projeto para dar mais segurança a pedestre tramita

Projeto para dar mais segurança a pedestre tramita na Câmara

créditos: Katarine Almeida/Pref. de Boa Vista

Nesta quinta-feira (3) entrou em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 136/22, de autoria do deputado Gustavo Fruet (PDT-PR). A proposta inclui o incentivo à mobilidade ativa (ou não motorizada) entre os temas obrigatórios das campanhas anuais de trânsito, alterando deste modo o Código de Trânsito Brasileiro.

 

A justificativa é que a opção por formas de mobilidade que utilizem unicamente meios físicos do ser humano para locomoção – como andar a pé, de bicicleta, de skate ou patinete – permite menor uso dos transportes de massa, evitando aglomerações e promovendo alternativas mais sustentáveis de mobilidade.

 

O projeto tramita em caráter conclusivo [quando é votado tão-somente pelas comissões, sem necessidade de ir a Plenário] e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

E os outros projetos?

Vale lembrar que este não é o primeiro projeto de apoio à mobilidade ativa que entra para o rol dos PLs em tramitação, mas que não têm recebido o tratamento de agilidade que o tema exige de parte das comissões de deputados, que não votam as propostas.

 

De fato, o Legislativo tem "pendurado" nos últimos anos pelo menos dois outros projetos nessa direção: o Projeto de Lei 1887/21, de julho do ano passado, que altera legislação de trânsito para dar preferência às bicicletas; e o Projeto de Lei 5367/20, de dezembro de 2020, que exige das prefeituras que fixem o percentual mínimo de ciclovias e ciclofaixas nas cidades. 

 

Leia também:
Estacionar em acesso para pessoa com deficiência poderá render multa
Senado aprova em segundo turno a PEC da Acessibilidade
Expresso #71: Parem de matar ciclistas!
Presença de ciclista na via é direito garantido por lei
A baixa mobilidade na grande cidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário