Novo "barco-táxi voador" é apresentado na Europa

Veículo elétrico 'zero-carbono', que desliza sobre as ondas, foi desenvolvido para substituir lanchas a motor convencionais, e estreou em Veneza dias atrás

Notícias
 

Fonte: Smart Cities World  |  Autor: Mobilize Brasil (tradução)  |  Postado em: 08 de junho de 2022

Barcos voadores, movidos a eletricidade: tendência

Barcos voadores, movidos a eletricidade: tendência mundial

créditos: Divulgação

O barco elétrico voador P-8 Voyager, com pegada "zero-cabono" e fabricado pela sueca Candela, foi apresentado no final de maio na cidade italiana de Veneza.

 

Guiado remotamente, o barco é dotado de "asas subaquáticas", projetadas para reduzir em 80% o consumo de energia em  comparação com as lanchas tradicionais a combustão.  

 

O objetivo da empresa foi justamente desenvolver um barco elétrico que tivesse praticamente impacto negativo nenhum no meio ambiente, declarou o CEO de embarcações comerciais da Candela, Erik Eklund.  

 

Barco desliza sobre as águas

Ele explicou que, nas lanchas convencionais, o casco cria turbulências na água, e essas ondas corroem os costados, podendo danificar ecossistemas sensíveis como os recifes de corais. Outros problemas são derramamentos de óleo, emissões e poluição sonora.

 

Já no P-8 Voyager, garante Eklund, a água que o barco levanta no seu deslocamento chega à altura de apenas 5 cm, graças à eficiência de seus hidrofólios.

 

Segundo relatórios da Candela, o P-8 foi projetado para deslizar acima da fricção da água e consome apenas cerca de 25kW de seu motor Candela C-Pod, ao alcançar a velocidade de 20 nós. A fabricante diz ainda que, por não precisar desacelerar para vencer as ondas, o alcance de velocidade do P-8 Voyager também é maior do que o obtido em outras lanchas elétricas.

 

Leia também:
Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio de Janeiro
Novo barco elétrico para o transporte público
Aquaviário de Vitória deve começar a operar este ano
Cidade de Toronto planeja eletrificar toda sua frota de ferryboats
Balsas elétricas vão operar o transporte público no rio Tejo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário