Lançamento do Estudo Mobilize 2022. Não perca!

Nesta terça (20), às 19h, o Mobilize apresenta o resultado do estudo que realizou sobre a mobilidade urbana nas 27 capitais brasileiras. Participe do lançamento on-line

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de setembro de 2022

Capa do Estudo Mobilize 2022, que será lançado dia

Capa do Estudo Mobilize 2022, que será lançado dia 20

créditos: Mobilize Brasil

Acaba de ser concluído o levantamento realizado pelo Mobilize Brasil em parceria com a EY nas 27 capitais brasileiras, trazendo um panorama do que mudou nestes dez anos da lei de mobilidade urbana. O trabalho destaca de que modo os transportes públicos no país foram afetados por uma crise permanente, mas também aponta os pequenos avanços que foram conquistados para pedestres e ciclistas. 

 

Além das informações e avaliações colhidas em todas as capitais, o Estudo Mobilize oferece ideias para mudar o cenário nas ruas do país. O lançamento do relatório acontecerá durante a Semana da Mobilidade Urbana, em uma "live" na próxima terça-feira (20), às 19h, com especialistas e colaboradores que atuaram nas cidades avaliadas.

 

O que mudou?

Quando sancionada, em janeiro de 2012, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) trazia à luz uma série de propostas para mudar completamente o panorama nas cidades brasileiras, e colocar o país em sintonia com as grandes cidades mundiais. Em linhas gerais, a proposta era (e ainda é) a reversão da pirâmide de uso das vias públicas, colocando os pedestres em primeiro lugar, com prioridade máxima. Depois viriam, nessa ordem, os ciclistas, o transporte público coletivo, os veículos de carga e, no final, os carros e motos de uso particular. Tratava-se de devolver as vias públicas para o uso das pessoas - crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência - e reduzir os espaços que foram entregues às máquinas durante todo o século 20. Como se sabe, não foi bem isso o que aconteceu. 

 

Numa fotografia rápida, a crise nos transportes públicos se aprofundou, parte de sua infraestrutura existente envelheceu sem manutenção, as condições para pedestres continuam bastante difíceis, quase desumanas, mas houve pequenos avanços para o uso de bicicletas, que se tornaram mais comuns nas paisagens urbanas. Técnicos e gestores públicos parecem ter compreendido a necessidade de adotar as práticas e conceitos previstos na Política Nacional de Mobilidade Urbana, embora essa adoção venha ocorrendo de forma muito lenta, com avanços e recuos a cada gestão. 

 

A imagem resume as informações levantadas pelo Estudo Mobilize 2022, trabalho elaborado pela organização Mobilize Brasil em parceria com a consultoria EY, além do apoio de colaboradores em todas as capitais.

 

Planos de mobilidade

Conforme a pesquisa, nesses dez anos, nem mesmo os planos de mobilidade - obrigatórios para cidades com mais de 20 mil habitantes - foram completados dentro do prazo (2015) fixado inicialmente pela legislação. Entre as capitais do país, 14 delas têm planos em vigência (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo, Salvador e Porto Alegre), sete estão trabalhando na elaboração do documento (Cuiabá, Goiânia, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho e Recife), cinco estão revisando seus planos (Aracaju, Curitiba, Florianópolis, Teresina e Vitória), e uma (Boa Vista) ainda não iniciou a preparação do plano de mobilidade.

 

Mobilidade na prática

A pesquisa levantou indicadores sobre a oferta de transportes públicos, infraestrutura cicloviária, além de recursos para o conforto e segurança de pedestres em cada uma das capitais brasileiras, buscando entender o estágio de evolução dessas cidades em relação às diretrizes da política nacional de mobilidade. Em outra fase do trabalho, pesquisadores saíram às ruas para "aferir a mobilidade na prática", verificando os tempos de espera nos terminais, tempos de viagem, condições dos veículos e da infraestrutura, integração entre modos de transportes e também os gastos com os deslocamentos realizados. Além do relatório, o Estudo também gerou um Painel de Dados, ferramenta interativa que permite cruzar e comparar as informações e resultados obtidos entre as várias cidades e também com as médias brasileiras.

 

O Estudo Mobilize 2022 contou com o patrocínio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), das empresas Itaú Unibanco, Iosan Soluções Financeiras, e 99 App, além do apoio técnico das consultorias Able-On e EY.  

 

Serviço

Lançamento do Estudo Mobilize 2022 - Mobilidade Urbana em dados e nas ruas do Brasil

Quando: Dia 20 de setembro, terça-feira, às 19h

Como assistir: Youtube do portal Mobilize Brasil 

 

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