Supremo concede transporte público gratuito no segundo turno

Parlamentares e advogados solicitaram ao ministro Luís Roberto Barroso (STF) a liberação de transporte gratuito no dia 30, em todo o país. Ministro acatou o pedido

Notícias
 

Fonte: Portal do STF  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de outubro de 2022

Passe livre, para facilitar o deslocamento do elei

Passe livre, para não prejudicar o deslocamento do eleitor

créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


O  ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou o pedido de um grupo de parlamentares e advogados para a liberação do transporte público gratuito em todos os municípios brasileiros, no segundo turno das eleições, dia 30 de outubro. O grupo havia se reunido com o ministro na segunda-feira (17) para discutir o tema a partir de uma ação ajuizada pela Rede Sustentabilidade.


Na prática, com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) as administrações municipais, gestões estaduais e companhias de ônibus, metrô e trens poderão oferecer o Passe Livre sem risco de serem acusadas de crime eleitoral ou de improbidade.


Na decisão o ministro  argumentou que o voto é uma garantia constitucional e que, por isso, não pode haver qualquer discriminação de eleitores por sua posição política. Todos devem ter assegurado o transporte gratuito onde ele for adotado.


No primeiro turno, o ministro havia determinado que o transporte fosse mantido em níveis normais. Agora, os parlamentares da Federação Brasil da Esperança, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, e advogados do grupo Prerrogativas pedem que ele volte a analisar a matéria. Barroso se comprometeue a analisar os pedidos com “a brevidade possível”.

 

Direito constitucional
Ao deixarem o STF, o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), o deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Marcio Macedo, e o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) conversaram com jornalistas e enfatizaram a necessidade de cumprimento do direito constitucional de deslocamento nos dias de eleições.

 

Segundo Dino, é possível verificar que, no primeiro turno, houve uma diferença de comparecimento de eleitores entre cidades em que houve transporte gratuito e municípios que não ofereceram essa possibilidade. “O voto obrigatório impõe ao cidadão o comparecimento e, por isso mesmo, é dever do poder público, aí abrangido o Poder Judiciário, garantir os meios necessários ao exercício desse direito por todos os brasileiros e brasileiras, independentemente de suas preferências políticas”, afirmou.

 

Além da garantia de transporte público gratuito e obrigatório para todos os municípios brasileiros no segundo turno das eleições, o grupo fez ainda outro pedido adicional, que compreende três pontos: garantir que prefeitos e concessionárias que queiram oferecer transporte gratuito não sejam alvo de punições, como ações de improbidade ou eleitorais; possibilitar o uso de ônibus escolares para transporte; e determinar o cumprimento da lei 6091/1974 para garantir requisição de transporte nas zonas rurais.

 

Logo após o primeiro turno, algumas cidades já tinham se comprometido a manter a tarifa zero também na segunda rodada das eleições, enquanto outras se adiantaram ao pedido dos parlamentares - é o caso do Recife, que ontem (17) anunciou a gratuidade de todo o transporte para quem for votar no dia 30.

 

Leia também:
Recife terá tarifa zero para o segundo turno das eleições
Cidades adotam passe livre nos ônibus para as eleições de domingo
Porto Alegre terá primeira eleição sem passe livre nos ônibus em 27 anos
Vote pela mobilidade urbana sustentável
Mobilidade nas Eleições: o que propõem os candidatos em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário