Metrô-DF recebe investimento de R$ 6 milhões para acessibilidade

Estações terão melhorias como corrimãos padronizados, pisos podotáteis e mapas em braille, além de tarjas sinalizadoras nos degraus das escadas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Agência Brasília  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de novembro de 2023

Obras de acessibilidade e treinamento para atender

Obras de acessibilidade e treinamento para atender usuários

créditos: Metrô-DF/ Divulgação

Vinte e quatro estações do Metrô-DF passarão por obras para a adequação aos padrões de acessibilidade. Serão instalados corrimãos padronizados (internos e externos), pisos podotáteis, novos mapas em braille, além de tarjas sinalizadoras nos degraus das escadas. 

 

Estão previstas ainda placas em braille, identificando os corrimãos, e pinturas nas plataformas para indicar atendimento preferencial a cadeirantes, além de guarda-corpos de aço inox e de vidro em alguns locais.

 

Apenas três estações – Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul – não receberão intervenções, porque foram inauguradas recentemente e, portanto, já contemplam as mudanças na Norma de Acessibilidade NBR 9050, revista em 2020.

 

Ao todo, serão investidos R$ 6,19 milhões até o final das obras. A primeira etapa será a instalação dos corrimãos e dos pisos podotáteis, já concluída na Estação Furnas e atualmente em execução na Estação Taguatinga Sul.

 

Sinalizações nas escadas e piso podotátil estão sendo instalados nas estações. Foto: Metrô DF/Divulgação

 

As obras estão sob a supervisão da diretoria técnica do Metrô, que definiu os horários para as intervenções de modo a não prejudicarem a operação comercial do sistema. 

 

Além de cuidar para que as inclinações e características das instalações sejam rigorosamente seguidas conforme a norma, a direção do Metrô informa que realizará treinamento às equipes de operação para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida sejam auxiliadas nos seus deslocamentos. 

 

Segundo a empresa, em 2022 foram registrados 16.923 mil atendimentos a esse público especial. Até setembro desde ano, o número foi de 13.200 acompanhamentos e monitoramentos – a maioria direcionada a deficientes visuais (7.100) e cadeirantes (5.300). 

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Acessibilidade: o maior problema é como chegar ao ponto de ônibus
Mobilidade no DF segue restrita para pedestres e ciclistas
Deputado do DF propõe uma política de mobilidade a pé
Projeto rastreia calçadas para criar mapas de acessibilidade
Faixa exclusiva para ônibus em Brasília é suspensa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário