Fortaleza: 200 pontos de ônibus "tecnológicos" até o fim de 2024

Abrigos com wi-fi, carregador de celular e câmaras de segurança estão sendo instalados pela prefeitura fortalezense. Previsão para este ano é de 15 novas paradas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de dezembro de 2023

Neste ano, a capital do Ceará deve ganhar 15 novas

Neste ano, a capital do Ceará deve ganhar 15 novas paradas

créditos: Tainá Calvet/ Prefeitura de Fortaleza

Duzentas novas paradas de ônibus, dotadas de equipamentos tecnológicos como videomonitoramento, entrada USB para recarga de celulares, wi-fi e iluminação led, serão instaladas em Fortaleza até 2024, anunciou nesta terça-feira (12) o prefeito da cidade, José Sarto (PDT). 

 

Os equipamentos fazem parte do projeto Parada Segura, lançado como projeto-piloto em 2022 com a instalação de um primeiro ponto no bairro de Fátima. Outros nesse modelo também já passaram pela renovação, como pontos na Avenida Beira Mar e Avenida Desembargador Moreira. 

 

Na manhã desta terça, em transmissão ao vivo nas redes sociais, Sarto anunciou novos prosseguimentos do projeto. Segundo o gestor, nos próximos dias cinco novos abrigos serão implantados nas avenidas Godofredo Maciel, Desembargador Moreira, Silas Munguba (Dedé Brasil), Historiador Raimundo Girão e Oliveira Paiva. Em seguida, até o final do ano, serão mais 15 novas paradas seguras. E até o fim de 2024, esse número deve chegar a 200 pontos renovados com equipamentos tecnológicos, garantiu o prefeito.  

 

Segurança

Sarto explicou ainda a motivação da proposta: “A ideia é que as pessoas tenham, sim, coragem de carregar o celular na parada, porque queremos melhorar a sensação de segurança. É um novo modelo de abrigo de ônibus que contará com ferramentas tecnológicas para ofertar mais comodidade para quem usa o transporte coletivo em Fortaleza.”

 

Além dos melhoramentos citados acima, as paradas terão um painel informativo que sinalizará o horário de chegada dos ônibus ao ponto. As informações serão atualizadas em tempo real, interligadas ao GPS dos ônibus. Atualmente, Fortaleza já conta com o aplicativo Meu Ônibus, que traz as atualizações de linhas e pontos em tempo real. A inovação vem trazer mais uma alternativa aos passageiros.

 

Finalmente, para tornar as paradas mais seguras, os locais contarão, além do auxílio de câmera de videomonitoramento, com trabalho de iluminação e urbanismo no entorno. 

 

Em 2022, o primeiro ponto renovado, no bairro de Fátima Foto: Marcos Moura/Divulgação

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

 

Leia também:
Fortaleza vence prêmio global de ciclomobilidade
Fortaleza aprova passe livre a estudantes no transporte público
Ônibus em Fortaleza será de graça na volta das compras no Centro
Maioria das cidades na Grande Fortaleza não têm faixas para ciclistas



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário