Com campanha, morte de pedestre cai 38% no centro de São Paulo

Novo balanço dos atropelamentos no centro paulistano mostra que a campanha lançada pela prefeitura no ano passado continua reduzindo o número de vítimas

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: André Monteiro  |  Postado em: 16 de maio de 2012

Campanha Travessia Segura

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créditos: Editoria de Arte/Folhapress

Do lançamento da campanha do pedestre, em 11 maio de 2011, até 29 de fevereiro, as mortes tiveram queda de 38% na comparação com o mesmo período anterior.

 

Os primeiros balanços divulgados pela prefeitura apontaram queda de 71% (até junho), 67% (até julho), 42% (até outubro) e 37% (até janeiro). Segundo o novo levantamento, 21 pedestres morreram atropelados nas vias da região central, contra 34 no período anterior --13 mortes a menos em 294 dias de campanha.

 

Considerando toda a cidade, a meta de reduzir as mortes em 50% até o fim do ano está ainda mais distante. A redução nas mortes foi de 9%, ou 469 mortos contra 518 no período anterior --49 mortes a menos.

 

O prefeito Gilberto Kassab (PSD), que participou da divulgação do balanço, diz que a meta pode ser atingida. "Nós temos expectativa de que o número está correto, desde que a gente consiga implantar em todas as regiões previstas esse modelo de operação", disse.

 

Para o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, "só vamos conseguir atingir os níveis que queremos se houver o envolvimento de todas as pessoas. Eu gostaria muito que a gente atingisse até o final do ano. Se não for possível, gostaríamos que o programa continuasse". Ele disse saber que a meta "era uma expectativa muito difícil de acontecer".

 

Branco afirma que a campanha propõe uma mudança cultural de décadas, e o objetivo é que São Paulo se equipare às grandes cidades. "Queremos atingir os níveis internacionais. Não há diferença que explique São Paulo ter muito mais atropelamentos que uma cidade como Nova York, por exemplo."

 

MULTAS

 

O balanço divulgado hoje também aponta que as infrações fiscalizadas pela campanha somaram 194,4 mil multas até abril.

 

As multas por desrespeito aos pedestres são previstas há mais de uma década, mas a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fazia vistas grossas até o lançamento da campanha. No centro, as multas começaram em 8 de agosto. Em toda a cidade, em 30 de setembro.

 

A infração mais recorrente entre as multas é a falta de seta ao mudar de faixa ou realizar conversões. Em seguida estão as multas para quem não cede a prioridade do pedestre sobre a faixa, em conversões ou que ainda realiza a travessia.

 

A fiscalização também multa o avanço em sinal vermelho e parar sobre a faixa de pedestre. O balanço da CET não conta com as multas aplicadas pela Polícia Militar, que também atua na campanha.

 

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