Apresentado projeto de mobilidade urbana no Dist. Federal

O secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vasquez, apresentou na última segunda-feira (16/5), o projeto que o Governo do DF encaminhou ao Ministério.

Notícias
 

 |  Autor: Agência Brasília  |  Postado em: 20 de maio de 2011

BRT é proposta para Brasília

BRT é proposta para Brasília

créditos: Agência Brasília

 O evento ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e contou com a presença do governador do DF em exercício, Tadeu Filippelli.

“Grandes corredores exclusivos de ônibus, com sistema circular alimentador. Esse é o desenho do sistema público de transporte do Distrito Federal até 2020”, resumiu o secretário José Walter, lembrando que o projeto contempla ainda obras como a expansão do Metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Veículo Leve sobre Pneus (VLP).

O plano prevê também investimentos no sistema público de transportes e em infraestrutura para veículos não motorizados, além de melhorias na mobilidade. Com o projeto, o GDF pode concorrer a recursos do PAC da Mobilidade no valor de R$ 2,4 bilhões. Ao receber esse investimento, o Distrito Federal poderá garantir maior qualidade de vida à população com transporte eficiente, além de gerar empregos e movimentar a economia local. Além disso, possibilitará avanços necessários para o recebimento da Copa do Mundo em 2014.

“Todas as obras serão concluídas até 2014, antes da Copa. Somente o Eixo Norte, que foi incluído posteriormente no nosso projeto de mobilidade urbana,  tem previsão para ficar pronto em 2015”, anunciou o secretário.

Desafios

Para o José Walter, os principais problemas do transporte público no Distrito Federal e na região do Entorno são a falta de integração e a demora para instituir o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) somente em abril e sancionado no começo deste mês pelo governador Agnelo Queiroz. O atraso de 36 anos na aprovação dificultou a fiscalização e não permitiu que houvesse novas licitações na área de transporte público por quase quatro décadas.

Também participaram do encontro os presidentes do Sinduscon, Elson Póvoa, da Associação Brasiliense de Construtores, Régiton Queiroz Menezes, e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, Adalberto Valadão.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário