Verão pede sombra! Veja espécies de árvores mais indicadas para plantar nas calçadas

Seja em casa, em áreas comuns de condomínios ou espaços comerciais, as árvores fazem toda a diferença

Notícias
 

Fonte: Bonde  |  Autor: Bonde  |  Postado em: 18 de setembro de 2014

Calçadas arborizadas são mais confortáveis para pe

Calçadas arborizadas são mais confortáveis para pedestres

créditos: Reprodução

 

É indiscutível que as árvores deixam as áreas urbanas mais bonitas e inspiradoras, isso sem falar na melhora da qualidade de vida. Quando chega o verão, todos buscam desesperadamente os benefícios das áreas verdes, mas, infelizmente, são poucos os que realmente se preocupam em plantá-las.

 

De um modo geral as pessoas pensam apenas na praticidade, e por isso não querem 'perder tempo' com o manejo e limpeza de áreas verdes, mas esta atitude precisa ser urgentemente repensada.

 

Quer bons motivos para plantar hoje mesmo uma árvore? Elas diminuem a poluição, proporcionam sombra e frescor, proporcionando uma temperatura mais agradável, e ainda reduzem o excesso de ruídos das grandes cidades ou regiões próximas a rodovias.

 

Apesar de tantos benefícios, vale ressaltar que existem algumas espécies apropriadas para o plantio em calçadas e outras mais indicadas para jardins e áreas internas. De acordo com a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, se o plantio for feito no terreno de uma casa a escolha é livre. Já em condomínios residenciais e comerciais o plantio deve ser feito de comum acordo dos proprietários. Nos dois casos o ideal é a contratação de um paisagista, que faça um projeto que se encaixe no perfil do local, nas condições de solo, insolação e outras preocupações que devem ser levadas em conta, como jardins sobre lajes de garagem e a altura da copas das árvores que podem reduzir a claridade interna nos apartamentos mais baixos.

 

Para plantar árvores em calçadas - seja em bairros ou na área central - é necessário consultar o departamento de meio ambiente regional ou consultar as regras da prefeitura ou subprefeitura, que podem variar, dependendo da localidade.

 

"O planejamento ornamental no plantio de árvores exige cuidado e conhecimento técnico para que elas não se tornem impróprias ao local, depois de crescidas. Para isso, as espécies devem ser muito bem escolhidas, pois a ausência de um plano antecipado pode ocorrer na quebra da calçada, danos à rede elétrica e no comprometimento de edificações", orienta Daniela.

 

Cuidados essenciais 


 Caso a calçada não seja feita totalmente com cobertura vegetal e tenha pisos ou cimento, ela pode prejudicar o desenvolvimento da espécie. 

 Os canteiros para plantio de árvores em calçadas devem ser permeáveis para um melhor desenvolvimento da planta. 

 O espaço deixado para raiz e tronco se desenvolverem deve ser de pelo menos 1 x 1 m, variando de acordo com a espécie, pois geralmente canteiros menores acabam prejudicando o crescimento da planta e das raízes.

 

De olho no clima 

A definição das espécies de um projeto paisagístico dependerá do clima da região, do tamanho do local e do objetivo da área verde. Para evitar problemas com fiações subterrâneas, são recomendadas espécies com raízes menos agressivas. Algumas árvores frutíferas podem ser uma boa opção, como, por exemplo, laranjeira, mexeriqueira, pitangueira e romãzeira que são menores; já macieira, kiwizeiro ou amoreira são mais rústicas com raízes invasivas.

 

Manutenção 

Por fim, Daniela lembra que não basta plantar, é necessário fazer uma manutenção com podas corretas mensais para conter o crescimento. Por questão de segurança, quando as copas das árvores próximas à rede de energia estiverem sem manutenção há muito tempo, e estiverem atingindo os fios elétricos, deve-se chamar a concessionária de energia da cidade solicitando a poda. Hoje é possível contratar um trabalho especializado de manutenção terceirizado, que cuide para que o paisagismo permaneça sempre bonito e verdinho.

 

Leia também:

Uma Paulista só para lazer, sem carros, todos os domingos. Que tal? 

O Plano Diretor e as caminhadas urbanas. Vai ficar melhor andar a pé pela cidade? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário