Santa Cruz a Barra da Tijuca. Um túnel de aproximadamente 1 km já foi perfurado no Morro da Ilha e ligará a Ilha de Guaratiba ao Recreio dos Bandeirantes, encurtando o caminho tortuoso da serra em 4 km. Fica então em torno de 1 minuto, o tempo que se levará da Ilha de Guaratiba até o início do Recreio dos Bandeirantes, e o que é melhor, em linha reta.
O projeto inclui um corredor expresso em faixa exclusiva, de um tipo de ônibus articulado chamado BRT (Bus Rapid Transit) ligando o Jardim Oceânico na Barra da Tijuca, onde será feita a integração com a linha quatro do metrô, a Campo Grande. O trecho do Jardim Cinco Marias a Campo Grande passando por Santa Cruz utilizará as vias já existentes. A pretensão é reduzir pela metade o tempo atualmente gasto no transporte.
O ônibus BRT tem 20 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 90 centímetros de altura do solo até o piso, 2,20 metros de altura interna e pode transportar até 160 passageiros. O veículo possui articulação sanfonada, proporcionando um comprimento equivalente a dois ônibus convencionais. Nas estações, no embarque e desembarque, portas automáticas irão se abrir permitindo a entrada e saída dos passageiros. Dessa forma, os passageiros estarão ao abrigo da chuva e dos ventos nos embarques e desembarques.
Inicialmente serão disponibilizados 85 ônibus para atender o percurso da Transoeste. Os veículos circularão com intervalos entre 60 segundos e 90 segundos e não haverá venda de tíquetes nos veículos. Será preciso comprá-los e validá-los em uma das 30 estações do percurso até o Jardim Oceânico. As linhas locais levarão os passageiros até as estações do BRT.
Em Guaratiba serão construídas quatro estações:
Estação Ilha de Guaratiba - Integração Barra de Guaratiba
Estação Mato Alto - Integração Campo Grande / Pedra de Guaratiba
Estação Magarça - Integração Jardim Maravilha / Pedra de Guaratiba / Campo Grande - Primeira estação que está sendo construída em Guaratiba
Estação Jardim Cinco Marias - Terminal integração Santa Cruz
Existirão 18 estações no corredor expresso do Terminal Alvorada até o Recreio dos Bandeirantes, mas segundo o projeto da Prefeitura do Rio existirão linhas expressas e paradoras, evitando assim que os ônibus parem em todas as estações:
Terminal Alvorada - Integração com a TransCarioca
Estação Parque Arruda Câmara/Santa Marina
Estação Novo Leblon - Primeira estação da BRT da Transoeste a ser construída. A estação mede 250 metros e tem capacidade para até cinco mil passageiros por hora.
Estação Santa Mônica
Estação Rio Mar
Estação Interlagos
Estação Pedra de Itaúna
Estação Pontões da Barra
Estação Salvador Allende
Estação Heliporto
Estação San Francisco
Estação Benvindo de Novaes
Estação Nova Barra
Estação Zico/Gilka Machado
Estação Guiomar Novaes
Estação Recreio Km 19
Estação Américas 19.400
Estação Américas 21.000
Da Estação do Jardim Oceânico, onde haverá a integração com a linha quatro do metrô até o Terminal Alvorada serão construídas oito estações:
Estação Jardim Oceânico - Integração com o metrô
Estação Città América
Estação Porto dos Cabritos
Estação Lagoa Marsul
Estação Gilson Amado
Estação Ricardo Marinho
Estação General Santander
Estação Nova Ipanema