Mobilize participa do 3º Jane's Walk, em Brasília

Terceira edição do evento, realizado dia 19 por iniciativa de colaboradores do Mobilize em Brasília, propõe olhar a cidade da perspectiva do pedestre

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de setembro de 2015

Calçada no Setor de Rádio e TV Sul em Brasília

Calçada no Setor de Rádio e TV Sul em Brasília

créditos: Uirá Lourenço/ Mobilize Brasil

 

Ana Paula Borba e Uirá Lourenço são colaboradores do Mobilize Brasil no Distrito Federal. Eles sempre enviam informações, artigos e fotos para o portal, e ajudam nas pesquisas que realizamos. Paulinha Pedestre, como é conhecida, é professora do curso do Arquitetura e Urbanismo no UniCeub, doutora em Transportes pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Lisboa; e pedestre por opção. Uirá é servidor público da Câmara Legislativa do DF, jornalista, ambientalista; e ciclista por opção.

 

Juntos, eles organizam a terceira edição do evento de caminhada Jane's Walk, em Brasília.

 

O Jane’s Walk é um movimento mundial de passeios a pé, criado em Toronto (Canadá) e realizado em mais de 100 cidades de 25 países. A proposta é revelar nas cidades o cotidiano dos bairros e estabelecer relações com a vizinhança. É inspirado nos preceitos de Jane Jacobs, jornalista e ativista urbana que, na década de 1960, conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova York. Naquele período, Jacobs escreveu o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades”, referência entre os estudiosos do urbanismo e das cidades para as pessoas.

 

Esta será a terceira vez que o Jane’s Walk é realizado em Brasília. A primeira caminhada foi feita em setembro de 2014 (na véspera do Dia Mundial Sem Carro) e a segunda em maio de 2015. Esta última, especialmente realizada em maio para comemorar o aniversário da Jane Jacobs, deu lugar ao Festival Jane’s Walk, evento que acontece todo ano. Ambas as edições, assim como esta agora, organizadas pela mesma equipe de voluntários.

 

A proposta desta terceira edição do evento em Brasília é percorrer as ruas do Setor Comercial Norte e Setor Hoteleiro Norte. Trata-se de uma região com dezenas de prédios de escritórios, bancos, shoppings centers e hotéis, por onde passam diariamente milhares de pessoas, mas que no entanto carece de caminhos e calçadas de qualidade.

 

A caminhada será no dia 19 de setembro, um sábado, com concentração às 8h30 e inicío às 9h00, no espaço aberto em frente à Galeria do Trabalhador, no estacionamento em frente à entrada do edifício América Office Tower no Setor Comercial Norte (SCN).


Confira o mapa do trajeto

Mapa Jane's Walk


Mais informações: www.facebook.com/events/440139269508245/


Serviço

3ª Jane's Walk Brasília

Data: 19 de setembro

Local: Setor Comercial Norte - Brasília/DF

Concentração: 8h30

Saída: 9h00


Leia também:

A um ano da Paralimpíada, mutirão avalia acessibilidade no Rio

A um ano da paralimpíada, Rio tem desafios para tornar cidade acessível

Sete passos para construir um plano de mobilidade urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário