Superlotação e demora dos ônibus prejudicam trabalhadores em Uberaba (MG)

População da cidade mineira reclama da superlotação, da desorganização dos horários e no tempo de viagem, e ainda da falta de capacitação dos motoristas

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Fonte: Jornal da Manhã  |  Autor: Jornal da Manhã  |  Postado em: 14 de setembro de 2015

Baixa qualidade do transporte coletivo preocupa mo

Passageiros reclamam da baixa qualidade do transporte

créditos: Jairo Chagas

 

O transporte público no Jardim Copacabana é alvo de reclamações dos moradores do bairro. A superlotação dos coletivos e a falta de ligação com os horários das três linhas que trafegam no local (Parque dos Girassóis; Jd. Copacabana - Praça Rui Barbosa e Hospital Universitário), foram alguns dos problemas apontados pelos usuários do transporte coletivo.

 

De acordo com os usuários, os ônibus demoram normalmente quase 1h para chegar ao seu destino. É esta a reclamação da técnica em radiologia, Cristiane Granela. “Todos os ônibus passam no mesmo horário, atrapalhando quem precisa ir de coletivo para o serviço. Além disso, ficamos mais de 1 hora dentro do ônibus. É muito difícil”, reclama a técnica.

 

Já a professora Rosana Faria destacou outra falha no transporte, que poderia ser resolvida, segundo ela, com um curso de reciclagem para os motoristas do transporte coletivo. “É muito difícil lidar com pessoas. Os usuários são expostos à falta de educação de alguns motoristas, que desrespeitam os nossos direitos básicos”, pontuou.

 

Segundo informações da Prefeitura de Uberaba, algumas linhas, como a 25 (Jd. Copacabana –Praça Rui Barbosa e Terminal Oeste), têm um percurso maior porque atendem outros locais. Nesse sentido, o ônibus que percorre sentido Praça Rui Barbosa demora aproximadamente 35 minutos. Já na linha do Terminal Oeste, o órgão afirmou que possui tempo de percurso necessário de quase 60 minutos.

 

A linha 26 é considerada expressa, com 25 a 30 minutos de tempo para percurso. Portanto, aqueles usuários que desejam ir direto para o Terminal Oeste, devem utilizar essa linha. Ainda de acordo com a nota, a informação é que destinos diferentes podem gerar coincidência entre as linhas 25 e 26, porque elas passam no mesmo horário, mas têm sentidos diferentes.

 

Com relação à superlotação dos ônibus, a Superintendência de Mobilidade Urbana destacou que realiza pesquisas periódicas em todas as linhas, “no caso de excesso de passageiros, são feitas intervenções para solucionar os problemas apontados. De toda forma, a questão será avaliada em virtude da reclamação dos usuários”, afirmou a nota.

 

Já com relação à reclamação de que os motoristas não param nos pontos e tratam os usuários com falta de educação, o órgão informou que irá avaliar as denúncias. O passageiro pode e deve auxiliar esse trabalho, entrando em contato com a Superintendência de Transportes Urbanos e informando o número do prefixo do ônibus, a data, o horário e o local, para que haja notificação às empresas concessionárias.

 

Instalação de câmeras. A comunidade deve receber informações sobre essa novidade nas linhas. A partir deste mês, os ônibus irão contar com câmeras na tentativa de inibir os assaltos. Além disso, a PMU pontuou que o equipamento também servirá para avaliação das condutas dos motoristas.

 

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