Estação do Metrô-DF começa a funcionar com energia solar

Estação Solar Guariroba, em Ceilândia (DF), é a primeira estação de metrô na América Latina a implantar essa tecnologia inteiramente sustentável

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: JB/ Agência Brasil  |  Postado em: 20 de outubro de 2017

Estação Guariroba: 578 placas solares para gerar e

Estação Guariroba: 578 placas solares para gerar energia

créditos: Metrô-DF/Divulgação

O Metrô-DF lança nesta sexta feira (20) a primeira estação de passageiros com captação de energia solar da América Latina. No mundo, a energia solar está presente apenas nas estações de metrô de Milão, Nova Delhi e Nova York.

Totalmente sustentável, a Estação Solar Guariroba, na cidade de Ceilândia (DF), é um projeto piloto que conta com 578 painéis para captação de luz solar (placas fotovoltaicas) com capacidade de gerar 288 mil quilowatts hora (Kw/h) por ano, o suficiente para suprir 100% do consumo da estação. O excedente de energia gerada também beneficiará o sistema metroviário do DF. 

Segundo o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a previsão é de que a companhia consiga economizar cerca de R$ 150 mil ao ano. “A economia financeira será investida na expansão do próprio sistema, buscando sempre implementar em mais estações e tecnologia. Isso é crucial para a mobilidade de Brasília, que não deve ser pensada apenas com a intenção de transportar, mas de ser sustentável”, declarou. 

Outras estações
Serão três semanas de testes iniciais de geração de energia nessa estação, explicou Dourado. Além da estação Guariroba, a primeira fase do projeto tem mais três plantas de energia solar previstas para serem instaladas até 2019: nas estações Samambaia Sul e Feira, além de uma Usina Solar no Centro Operacional da Companhia, esta com capacidade de gerar 3,5 megawatts (MW).

O Metrô-DF transporta 170 mil pessoas por dia e, dessas, 2.820 embarcam todos os dias na Estação Guariroba. De acordo com a assessoria do Metrô-DF, 38 empresas concorreram no processo licitatório. O valor da licitação é de R$ 873,871,00. Os recursos financeiros para a construção da Estação Solar Guariroba fazem parte do projeto de modernização de energia da empresa, com contrato de financiamento entre o Governo de Brasília e o Banco do Brasil. As placas fotovoltaicas têm garantia de eficiência de até 25 anos.

Leia também:
Metrôs avançam (lentamente) em cidades brasileiras
Metrô-DF lança edital para concluir a estação da 106 Sul
Brasília lança seu Bilhete Único nesta sexta-feira (22)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário