Evento da USP discute dados de SP incluídos em Observatório de Cidades

Dados de transporte e desenho urbano da capital paulista passam a integrar o Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis. É o tema de evento on-line nesta sexta (24)

Notícias
 

Fonte: IEA/ Jornal da USP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de junho de 2022

Índice de caminhabilidade de SP comparado com outr

Caminhabilidade de SP será comparada a de outros países

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Um evento on-line nesta sexta (24), a partir das 14h, vai apresentar os dados da cidade de São Paulo que passaram a fazer parte do Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis, que tem como objetivo analisar como as políticas e ações de desenho urbano e transporte nas cidades podem impactar na prevenção de doenças crônicas, da obesidade e do aumento da prática de caminhada. 

 

O encontro é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e terá transmissão on-line. Serão apresentadas informações da capital paulista em comparação com cidades de outros países que fizeram parte da publicação Desenho Urbano, Transporte e Saúde, publicada em 10 de maio pela revista The Lancet Global Health. 

 

Coordenado pelo The Prevention Research Center, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o Observatório recebeu os dados e artigos de São Paulo a partir do trabalho do Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde do IEA e do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. 

 

Índices

A série da The Lancet Global Health envolveu pesquisadores de diferentes partes do mundo, incluindo países de baixa, média e alta renda. No caso da capital paulista, foram analisados, como políticas públicas, o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Estatuto do Pedestre. Além disso, foram disponibilizados os dados ambientais da base oficial da cidade para a elaboração de índices como o de caminhabilidade, acesso aos transportes coletivos, áreas verdes, densidade populacional e outros itens importantes para comparação com outras cidades.

 

O seminário discutirá ainda dados de outras pesquisas sobre a temática desenvolvidas pelos dois grupos de estudos, além de contar com apresentações de pesquisadores convidados sobre questões relativas a políticas e dados ambientais ligados à saúde urbana.

 

A transmissão ao vivo pela internet será a partir das 14 horas de sexta-feira (24) em: www.iea.usp.br/aovivo e não requer inscrição.

 

Confira a programação:

 

14h – Abertura

Alex Antonio Florindo (EACH-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA)

 

14h10 – Apresentação da Segunda Série Lancet Global Health e  do Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis

Billie Giles-Corti (Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, Austrália) e Deborah Salvo (Universidade Washington em Saint Louis, EUA)

 

14h30 – Artigos Científicos sobre Políticas e sobre Geoprocessamento e Divulgação do Score Card da Cidade de São Paulo e Proposta de Ampliação para Cidades Brasileiras

Alex Antonio Florindo (EACH-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA)

 

15h – Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo

Sylvia Grimm e Marcelo Antunes Failla (ambos da área de Geoprocessamento e Informações Socioambientais da Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo)

 

15h20 – Plano de Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo

Luiz Fernando Romano Devico (Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo)

 

15h40 – Intervalo

 

16h – Base de Dados Geosampa

Silvio C. L. Ribeiro (GeoInfo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo)

 

16h20 – Índice de Caminhabilidade, Espaços Públicos Abertos e Relações com Variáveis de Saúde na Cidade de São Paulo: Resultados de Projetos de Pesquisas

Ligia Vizeu Barrozo (IEA) e Alex Antonio Florindo (EACH-USP)

 

16h50 – Vida Urbana e Saúde: Opinião

Paulo Saldiva (IEA e FM-USP)

 

17h10 – Agradecimentos

Ligia Vizeu Barrozo (IEA) e Alex Antonio Florindo (EACH-USP)

 

Leia também:
Infosiga indica menos mortes de ciclistas em SP
Um diagnóstico do sistema trólebus gerenciado pela EMTU
Como monitorar melhor as viagens por bicicleta em SP?
Só dez estados brasileiros e o DF monitoram a qualidade do ar
Prefeitura lança "novo" mapa de calçadas em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário