Recife lança manual com desenho de "ruas para pessoas"

Publicação da Prefeitura do Recife foi lançada nesta terça (23) durante evento Caminhos Sustentáveis, que debateu métodos para políticas de mobilidade urbana mais humanas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de maio de 2023

Páginas internas do Manual: prioridade às pessoas

Páginas internas do Manual: prioridade às pessoas

créditos: Divulgação CTTU


"Uma cidade mais plural, inclusiva, acessível e que promova o encontro de pessoas" é objetivo do Manual de Desenho de Ruas do Recife - Desenhando Ruas para as Pessoas, que acaba de ser publicado pela Prefeitura da capital pernambucana.


O documento foi divulgado por meio de nota à imprensa e "foi elaborado com a participalçao de vários órgãos que cuidam da mobilidade no Recife, como  Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o Instituto Pelópidas Silveira e a parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. O manual está previsto no Plano de Mobilidade do Recife (Lei Municipal nº 18.887/2021) e estabelece diretrizes para o desenho de ruas da cidade, priorizando as vias para pedestres e ciclistas, seguidas dos transportes públicos, veículos de passeio e veículos de carga. O principal compromisso é o de construir uma cidade focada nas pessoas. O manual completo está disponível no site cttu.recife.pe.gov.br.


A publicação foi baseada no conceito de que "as ruas devem ser ocupadas cumprindo uma função econômica, para dar espaço ao comércio e ao trabalho; social, promovendo igualdade na distribuição do espaço e acesso a todas as pessoas; a função ambiental, com espaços mais arborizados e menos emissão de gases poluentes, além da função cultural, com encontros e espaços para manifestações artísticas".


"A Constituição fala dos direitos fundamentais e a Declaração de Direitos Humanos da ONU fala da garantia de ir e vir e, ligado a isso, temos a mobilidade urbana. Esse é um direito que se constrói coletivamente e isso eu vi aqui com as discussões das câmaras técnicas, das audiências públicas desde 2015. Esse momento também é um momento de construção. O Manual de Desenho de Ruas do Recife passou um longo tempo para ser maturado, é o primeiro do nordeste e tenho certeza que isso será um caminho para outros que virão", explicou Carlos Muniz, secretário de Política Urbana e Licenciamento, que esteve presente ao evento de lançamento.


"O compromisso de construir uma cidade para as pessoas não é algo simples. Envolve o conhecimento do comportamento das vias, envolve dar prioridade para os mais frágeis no trânsito e, também, admitir que o espaço público deve ser ocupado e um lugar de encontros, de vivências, é esse o nosso objetivo e, por isso, estabelecemos esses parâmetros no manual", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Entre as metodologias para transformar as ruas do Recife, estão o uso de urbanismo tático, ampliação de calçada, faixas exclusivas de ônibus, implantação de rotas cicláveis e adequação de velocidade máxima.

 

Veja mais imagens do manual


Leia também:
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
Nova ciclofaixa no Recife conecta três zonas da cidade
Dez propostas para regular bikes e patinetes compartilhadas nos EUA
Calçadas do Recife são barreiras para cadeirantes


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário