Ciclista de 70 anos chega ao Piauí após pedalar 1,7 mil km

Idoso chegou a Teresina no domingo e as primeiras horas foram nostálgicas. Wanderli de Sousa completa curso de 22 mil km de bicicleta pelo país

Notícias
 

Fonte: G1 PI  |  Autor: G1 PI  |  Postado em: 30 de junho de 2015

Wanderli de Sousa percorreu 1,7 mil km de

Wanderli de Sousa percorreu 1,7 mil km de bicicleta

créditos: Fernando Brito/G1

 

Wanderli Marques de Sousa, de 70 anos, gosta de usar uma palavra para definir sua viagem de 1.700 km entre Teresina e Brasília: determinação. O idoso saiu do Distrito Federal de bicicleta no dia 8 de junho e chegou a capital do Piauí neste domingo (28), completando o trajeto em 21 dias.

 

Segundo o aventureiro, as primeiras horas na cidade foram bastante nostálgicas, já que tudo remete a um momento de sua infância, quando chegou ao Piauí e lá morou por mais de uma década.

 

O ciclista Wanderli de Sousa durante viagem a São Paulo (Foto: Wanderli de Sousa/Arquivo Pessoal)O ciclista Wanderli de Sousa durante viagem a São
Paulo (Foto: Wanderli de Sousa/Arquivo Pessoal)

Barraca usada pelo ciclista nas viagens (Foto: Wanderli de Sousa/Arquivo Pessoal)Barraca usada pelo ciclista nas viagens
(Foto: Wanderli de Sousa/Arquivo Pessoal)

 

Somando a distância percorrida entre as duas cidades e o percurso que fez durante os treinos que fazia antes da viagem, o ciclista comemora os 2.470 km. Ele treinava até três horas por dia.

 

"Cheguei no Piauí e achei que estava em casa, porque tudo aqui para mim é muito familiar. Estudei no Liceu Piauiense e andava pelas ruas do Centro da cidade com os amigos. Praticamente revejo a minha infância. O que eu mais gostava de fazer era ir ao Theatro 4 de Setembro e ao Cine Rex. Sempre passavam aqueles filmes de faroeste e bang-bang. E claro, sempre andando na minha bicicleta", contou.

 

Em Teresina, Wanderli está hospedado numa comunidade budista chamada "Sokagakai" e deve voltar à Brasília no sábado (4).

 

Com essa viagem, Wanderli completa a marca de mais de 22 mil km feitos pelo Brasil em sua bicicleta. Ele já passou pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e São Paulo, além de ter percorrido todo o Distrito Federal. O simpático senhor até adiantou seu próximo destino: Bariloche, na Argentina.

 

O ciclista contou ainda que tranquilidade foi um sentimento que esteve ao seu lado durante toda a viagem. No percurso, Wanderli dormiu em cabanas de campana, sempre em contato com a natureza e comia porque muitos ajudavam. Ele contou ainda que o único problema foi algumas rodovias que tinham problema com estrutura.

 

"Foi uma viagem muito tranquila. Muitas pessoas chegaram a me ajudar quando parava em restaurantes nas cidades, na estrada. As pessoas me abordavam e lembravam de mim. Não tive nenhum problema, nenhuma dificuldade. O 'x' da questão é que eu cultivo a filosofia budista, e consigo usar a força da mente para ficar em contato com o universo", disse.

 

Vida no Piauí

Natural de João Pessoa, Wanderli de Sousa se mudou para Teresina com os pais e a irmã ainda na década de 1950. Morando no Piauí, a família se sustentava com a venda de produtos de mercearia. No Piauí, a família aumentou. Com 22 irmãos, Wanderli estudou e trabalhou com o pai até partir para o Distrito Federal quase 10 anos após sua chegada ao Piauí. Hoje, apenas 14 irmãos são vivos.

 

Em Brasília, nos anos 1980, Wanderli largou a profissão de caminhoneiro e se dedicou à educação física e ao fisiculturismo. Ele chegou a disputar campeonatos e ganhou títulos como profissional da modalidade, ficando em 4º lugar no ranking nacional de fisiculturistas, campeão goiano, vice-campeão mineiro e penta campeão de fisiculturismo brasiliense.

 

Anos depois, Sousa deixou o fisiculturismo para investir no ciclismo. Com a viagem, ele contou que não pretende ganhar mídia, mas incentivar as pessoas sobre uma vida saudável, e que é possível ter uma velhice cheia de saúde e disposição.

 

Leia também:

No Piauí, FGV vai monitorar obras prioritárias, a maioria de mobilidade urbana 

Uma ponte para carros ou exclusiva de pedestres e ciclistas? A polêmica em Teresina 

Teresina terá orçamento de R$ 19,4 milhões para corredores de ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário