Quase 70% dos acidentes em Cuiabá envolvem motociclistas; 215 óbitos só neste ano

Números assustam, ainda que tenha havido redução de acidentes comparado a anos anteriores, diz secretário de Mobilidade Urbana

Notícias
 

Fonte: Olhar Direto  |  Autor: Wesley Santiago  |  Postado em: 01 de dezembro de 2015

70% dos acidentes em Cuiabá envolvem motociclistas

70% dos acidentes em Cuiabá envolvem motociclistas

créditos: Olhar Direto/ Reprodução

 

O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Thiago França, revelou números assustadores na manhã de segunda-feira (30), durante uma reunião com deputado estadual, Wilson Santos (PSBD), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). De acordo com o gestor da pasta, quase 70% dos acidentes na capital mato-grossense envolvem motocicletas. Além disto, 215 óbitos foram registrados este ano em decorrência de acidentes de trânsito.

 

“Até outubro de 2015, nós já registramos 215 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito na capital mato-grossense. Até setembro, 3.044 pessoas foram atendidas no Pronto-Socorro Municipal e Cuiabá (PSMC) por conta de acidentes, destes, 2.050 (67%) eram motociclistas. Tivemos uma redução em relação aos anos anteriores, mas o problema ainda é grave”, disse o secretário.

 

Novos radares

Thiago França reforçou que a capital mato-grossense conta com quase 400 mil veículos (393.726 até 2014), por isso a instalação de novos radares auxilia no controle do trânsito e alivia o trabalho dos Agentes de Trânsito, que podem atuar em outras regiões da cidade: “As motos, infelizmente, são um problema crônico do país em questão de acidente”.

 

O secretário ainda divulgou um número inusitado: “Este ano, foram derrubados 32 postes por excesso de velocidade”, declarou. O deputado Wilson Santos aproveitou para sugerir que o gestor da pasta faça com que os condutores que causarem prejuízos indenizem o município: “Quando eu fui prefeito, fizemos uma parceira com a polícia. Pegamos o Boletim de Ocorrências (BO) e usamos para pedir indenização pelo estrago causado. Um poste custa muito caro”.

 

Apesar dos altos números, a Semob informou que houve uma boa redução no número de acidentes e óbitos (88%). Segundo Thiago França, na avenida Miguel Sutil registrou-se uma queda de 42% no número de colisões. Já a avenida General Melo, foram outros 40%. Trinta novos equipamentos de fiscalização eletrônica passam a funcionar em Cuiabá a partir desta terça-feira (01). Ao todo, serão 56 radares de fiscalização eletrônica.

 

Leia também:

Mortes no trânsito de SP caem pela metade no mês de setembro 

Prejuízo com acidentes de trânsito chega a 3% do PIB mundial, diz Dilma 

Motociclistas puxam redução no número de ocorrências fatais no trânsito de Campo Grande (MS) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário