Expresso #15: calçadas, ciclovias e o socorro ao transporte público

Rafael Calabria, do Idec, comenta a ajuda de 4 bilhões de reais para socorrer o transporte público. E mais: "ciclovias corona", aperto no transporte e calçadas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de agosto de 2020


Na quarta-feira (26), o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que autoriza o governo federal a socorrer as empresas (públicas e privadas) de transportes públicos. O setor já relatava dificuldades mesmo antes da pandemia, fator que agravou os problemas já enfrentados. Serão 4 bilhões de reais para atender a todas as cidades brasileiras, mas a decisão, agora, está nas mãos do Senado. Para entender a nova legislação, suas virtudes e defeitos, conversamos com Rafael Calabria, o coordenador da área de Transportes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). 

Também abordamos as ciclovias emergenciais construídas em 106 cidades da Europa, a campanha Calçada Cilada, e o aparentemente inevitável aperto nos trens, metrôs e ônibus, mesmo sob a tempestade da Covid-19.

 

Ouça o Expresso #15


Ouça outras edições do Expresso:
O podcast Expresso está sendo publicado na plataforma Anchor, mas pode ser acessado pela Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras ferramentas. No Canal Expresso também é possível encontrar todas as edições do Boletim Mobilize, publicado semanalmente por Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. São mais de 130 conteúdos, que discutem vários aspectos da mobilidade urbana sustentável, em diferentes momentos desde novembro de 2017, quando os áudios começaram a ser produzidos, em parceria com a Rádio Trânsito, de São Paulo. 



Expresso é produzido "quarentenamente" pelo Mobilize Brasil com a participação de Marília Hildebrand, Regina Rocha, Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa, além da locução luxuosa de Mariana Amaral, que fez a vinheta de abertura.

 

Leia também:
"Ciclovias corona" da Europa poupam US$ 3 bi por ano em saúde
Mobifilm abre inscrições para sua edição 2020
Itu (SP) retira vagas de carros e cria boulevard no centro histórico
Andar a pé eu vou: material para usar antes, durante e após as eleições
Calçada Cilada: 80% apontam passeios esburacados, obstruídos, estreitos
Bicicleta é o "melhor normal"



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário