Joinville (SC) planeja retomar trens regionais de passageiros

Proposta em estudo é utilizar a atual linha férrea, que passa pela área urbana da cidade e por municípios vizinhos, em um modelo compartilhado com trens de carga

Notícias
 

Fonte: NSC Total  |  Autor: Patrick Rodrigues  |  Postado em: 15 de junho de 2021

Linha férrea seria usada também para trens de pass

Linha férrea seria usada também para trens de passageiros

créditos: Patrick Rodrigues/A Notícia

Um estudo preliminar para adoção do transporte de passageiros por trens como alternativa para a mobilidade regional no norte de Santa Catarina foi iniciado pela Prefeitura de Joinville. A ideia é utilizar a atual linha férrea, que passa pela área urbana da cidade e também por outros municípios vizinhos, em um modelo compartilhado com os trens de carga.

 

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Marcelo Virmond Vieira, haveria a necessidade de instalar estações e desvios para operar o transporte, mas sem custos com os trilhos porque seria usada a linha férrea já existente. O desafio é o compartilhamento do espaço com os trens de carga.

 

Para que o projeto siga adiante é necessária uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes e da empresa concessionária que hoje opera a linha férrea.

 

No mês passado, em visita à cidade, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, recebeu um documento do prefeito Adriano Silva (Novo) com o pedido de apoio para autorização pela concessionária do uso da malha ferroviária para o transporte de passageiros.

 

Viabilidade

Segundo o secretário de planejamento de Joinville, se o município receber a sinalização positiva das autoridades, tem início a segunda fase de estudos de viabilidade técnica e econômica. Seriam calculadas as demandas do trecho, volume de passageiros, custos de tarifa e operação para entender se há realmente uma viabilidade para o projeto.

 

"Sendo realista, em um horizonte de quatro a cinco anos estaríamos operando. (...) Sempre foi um sonho, mas agora tem um percentual de realidade bem maior" avalia o secretário.

 

Vieira aponta que o aumento na confiança aconteceu porque os municípios vizinhos e o estado começaram a trabalhar juntos para promover a integração regional. O estudo para transporte de passageiros por trens, por exemplo, inclui a utilização da linha férrea de Araquari, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder.

 

"Esses deslocamentos intermunicipais, que já são uma realidade no dia a dia de carro na rodovia, com trânsito e demora, poderiam ser feitos no conforto de um veículo extremamente seguro e com internet. Você pode viajar estudando, trabalhando, tendo lazer, fazendo uma refeição. Então, o ganho em qualidade de vida é muito grande", aponta Vieira.

 

A ideia de usar os trilhos de trem não é nova. Estudos anteriores visando o aproveitamento da infraestrutura com finalidade turística após a conclusão do contorno ferroviário já foram feitos.

 

As obras paralisadas em 2011 previam a criação de um novo traçado para os trens de carga fora da área urbana da cidade – os trilhos antigos seriam usados para o turismo. No entanto, não há previsão de conclusão, já que o investimento está estimado em mais de R$ 400 milhões.

 

Trilho de trem na região sul de Joinville. Foto: Patrick Rodrigues/A Notícia

 

Aspectos positivos

A especialista em infraestrutura de mobilidade urbana e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville, Renata Cavion, é uma defensora do sistema ferroviário e vê como positiva a retomada de um modelo de transporte de passageiros que já foi muito importante para o desenvolvimento da cidade no passado.

 

"A inserção desse novo modo de transporte tende a ser positiva porque se almeja a reorganização dos fluxos. Isso significa que a inserção desse modal vai diminuir a sobrecarga que a gente tem no modo rodoviário. Mas para isso é fundamental que ele seja integrado à demanda que já existe", ela explica.

 

Cavion aponta alguns aspectos positivos na implantação do transporte de passageiros por trens: a velocidade dos deslocamentos; o impacto ambiental, porque os trens emitem menos poluentes do que os veículos motorizados, e a ocupação do solo, com tendência de valorização das áreas no entorno do trilho.

 

Por outro lado, a especialista destaca a necessidade de garantir a segurança do sistema e dos veículos que vão circular próximos da ferrovia. E ainda ressalta que o levantamento de dados é fundamental no projeto de implantação para entender os deslocamentos que acontecem na região, por exemplo.

 

"Ter esse estudo de quantidade de pessoas, motivo e horário de viagem entre essas cidades é fundamental para conseguirmos ver o quão eficiente e a contribuição que pode trazer não só para Joinville, mas para toda a região", indica a especialista.

 

Na visão da professora da UFSC, a criação de uma estrutura urbana regional também oferece às pessoas uma liberdade maior para que escolham onde querem morar, trabalhar e estudar. Com uma opção de transporte de passageiros por trem, torna-se possível o deslocamento entre as cidades de uma mesma região com mais facilidade e rapidez.

 

"A gente está falando de transporte, mas também de qualidade de vida, de escolhas individuais e no fim, da felicidade dos cidadãos", conclui Cavion.

 

Leia também:
Estado mínimo, ferrovia para poucos
Governo libera R$ 89,3 mi para ferrovias em Natal, Recife e João Pessoa
Acordo para reativar transporte ferroviário é firmado em Pirapora (MG)
Na China, ferrovia centenária opera com trens de alta velocidade
Linha de trens metropolitanos de Buenos Aires é modernizada


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário