Acordo para reativar transporte ferroviário é firmado em Pirapora (MG)

Prefeitura e CBTU firmam acordo técnico que busca ampliar a mobilidade urbana e intermunicipal, e ainda oferecer uma opção ao turismo na cidade ao Norte de Minas

Notícias
 

Fonte: Webterra/ Prefeitura  |  Autor: Webterra  |  Postado em: 13 de agosto de 2020

Vista aérea da histórica ponte Marechal Hermes, em

Vista aérea da histórica ponte Marechal Hermes, em Pirapora

créditos: Divulgação/Ascom

A prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, firmou acordo de Cooperação Técnica com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para reativar a linha férrea de passageiros na cidade. O objetivo, segundo a administração pública, é melhorar a mobilidade urbana e intermunicipal, e também oferecer uma opção para o turismo da região.

 

A decisão vai ao encontro a uma reunião realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília, chefiada pelo ministro de estado de Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

 

No encontro, foi debatida a restauração da histórica ponte Marechal Hermes, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) juntamente com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

 

Estudo preliminar

O acordo entre o município e a CBTU prevê que a companhia deverá elaborar estudos, pesquisas e levantamentos de informações técnicas e operacionais para que o município volte a ter o transporte ferroviário de passageiros. Após a entrega do diagnóstico técnico preliminar, a Prefeitura de Pirapora terá todas as informações sobre o investimento a ser feito e o tempo necessário para a execução do projeto.

 

De acordo com a prefeita Marcella Fonseca, dentro do cronograma proposto, o relatório final deverá ficar pronto em até 180 dias. “Além de ser mais uma opção para os piraporenses, para se locomoverem, será também um grande atrativo para o nosso turismo, ao reativarmos o transporte ferroviário de passageiros, tão histórico e que deixou muito saudosismo em todo o nosso estado”, disse.

 

Leia também:
Transporte sobre trilhos teve 73,2% menos usuários no segundo trimestre
Linha de trens metropolitanos de Buenos Aires é modernizada
Na China, ferrovia centenária opera com trens de alta velocidade
Bogotá planeja um VLT na sua região metropolitana
Projeto quer mais geração de energia solar no transporte sobre trilhos
Transporte de passageiros sobre trilhos bate recorde no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário