VLT da Marcopolo chega nesta quinta (9) para testes na serra gaúcha

Prosper VLT será testado por um mês nos trilhos da Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Depois, será utilizado em um novo roteiro turístico no Sul do país

Notícias
 

Fonte: Revista News  |  Autor: Revista News  |  Postado em: 06 de setembro de 2021

VLT da Marcopolo: aposta da fabricante no turismo

VLT da Marcopolo: aposta da fabricante no turismo

créditos: Julio Soares/Divulgação

Conforme divulgado no começo do ano pelo Mobilize, o projeto de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para uso no setor de turismo vem sendo desenvolvido no Brasil graças à parceria entre as empresas Marcopolo e Giordani Turismo.

 

Agora, a partir desta semana, começa a fase final de testes para registro definitivo do transporte. Os testes serão realizados entre setembro e outubro, sempre à noite. 

 

A parceria entre as duas empresas foi anunciada em dezembro de 2020. Este será o primeiro modelo de VLT fabricado pela Marcopolo Rail, divisão de negócios da Marcopolo destinada à fabricação de produtos metroferroviários. Por sua vez, a Giordani Turismo entra dando apoio à operação dos testes que serão realizados no mesmo trajeto onde acontece o emblemático passeio da Maria Fumaça. 

 

VLT turístico 

O Prosper VLT não substituirá passeio com locomotiva histórica. Ele será utilizado em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação. 

 

As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão acontecendo normalmente, pela manhã e tarde neste período em que o VLT estará em teste. 

 

Nesta última etapa para registro do VLT, os testes visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais.

 

A chegada do Prosper VLT à Estação deve ocorrer no dia 9 de setembro. A partir desta data, até meados de outubro, a empresa fabricante será a responsável pelos testes do veículo que serão realizados das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.


Sistema de tração
O novo modal conta com sistema de tração Railpack  da Voith Turbo, divisão do Grupo Voith  especialista em mobilidade fornecedora de tecnologias para o transporte ferroviário. Adelson Martins, especialista da Voith, explica que a tecnologia RailPack permite que os VLTs trafeguem em vias não energizadas, reduzindo os custos de implantação da infraestrutura necessária para o sistema ferroviário. Nessa tecnologia, o sistema de tração integrado inclui motor, transmissão hidromecânica com unidade reversora integrada, sistema de refrigeração, quadros e suportes para fixação do conjunto no VLT.  Com esse sistema, o Prosper VLT reduzirá os custos de infraestrutura, pois irá trafegar em vias não energizadas, além de reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa, com menor impacto ambiental.

 

Leia também:
Marcopolo entrega VLT para uso turístico
Equador começa a operar seu primeiro VLT
O caso do VLT parado de Macaé (RJ): solução à vista?
Guarulhos (SP) obtém financiamento para implantar VLT
Paris ganha uma nova linha de VLT com bondes iluminados


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Marina Ribeiro Neves - 08 de Setembro de 2021 às 05:43 Positivo 0 Negativo 0

Que maravilha, parabéns pela evolução, isso pode vir a ajudar no transporte na região. O passeio deve ser muito legal!!! Parabéns novamente!??????

Ana Maria Maia monteiro de castro - 08 de Setembro de 2021 às 01:10 Positivo 0 Negativo 0

Vou amar este passeio.

Clique aqui e deixe seu comentário