Metroviários de BH entram em greve. Leilão é mantido

Leilão de privatização deve ocorrer dia 22, apesar de parecer contrário do TCE e da ação protocolada pelo PT que aponta irregularidades e pede a suspensão do edital

Notícias
 

Fonte: Estado de Minas  |  Autor: Leonardo Godim  |  Postado em: 14 de dezembro de 2022

Metrô de Belo Horizonte

Metrô de Belo Horizonte, em processo de privatização

créditos: CMBH

O governo de Minas Gerais decidiu manter o leilão de privatização do metrô de Belo Horizonte em 22 de dezembro, apesar de parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) recomendar a suspensão do edital. A desestatização tem gerado dúvidas sobre uma eventual judicialização, caso o leilão seja bem-sucedido, ou de uma reversão do processo pelo novo governo federal, que pode não assinar os papéis.

 

A paralisação do edital de privatização foi recomendada pelo TCE no final de novembro. Em decisão assinada pelo conselheiro Durval Ângelo, o órgão entendeu que existem riscos fiscais e financeiros atrelados à concessão. No documento, o TCE cita possíveis riscos econômicos ao estado, por delegar ao governo de Minas a responsabilidade de manter o equilíbrio financeiro do transporte. 

 

Nesta quarta-feira (14), os portões das estações do metrô de BH amanheceram fechadas, numa tentativa dos funcionários de barrar o leilão marcado para a próxima semana. Esta é a segunda greve por tempo indeterminado realizada por esse motivo este ano pelos metroviários.

 

Irregularidades

Na Justiça Federal, há também uma ação pública pedindo a suspensão do edital, protocolada pelo Partido dos Trabalhadores. O documento aponta irregularidades no processo por ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois cria uma despesa futura que deverá ser honrada pelo futuro governo — o que a lei proíbe no período final dos mandatos. A ação é assinada, entre outros, pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que compõe o governo de transição.

 

Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do estado, Fernando Marcato, o governo de Minas Gerais apresentou a manifestação solicitada pelo TCE e aguarda um novo parecer. Enquanto isso, o leilão segue com as datas pré-estabelecidas.

 

Sobre a ação pública do PT, Marcato apontou que, apesar dela, a interlocução direta com o governo de transição tem sido positiva. “O Partido dos Trabalhadores não fala pela transição. Eu acho estranho que tenham se metido no meio do diálogo com a equipe de transição, mas eles entraram com essa ação. Mesmo assim, na nossa visão, todas as manifestações formais foram favoráveis.” 

 

Questionado se as empresas que haviam sinalizado interesse no leilão deram algum sinal de insegurança com o processo, Marcato respondeu que até o momento, nas interlocuções formais, ninguém disse que deixaria de participar por esse motivo.

 

O único problema, apontou o secretário do governo Zema (Novo) é se “o novo governo não quiser assinar o contrato”. “Se o governo federal decidir mudar de ideia, aí é uma decisão dele. Não tem como prever”, concluiu o governador reeleito.

 

Leia também:
Governo publica edital para privatização do metrô de BH
Expansão do metrô de BH só deve ficar pronta em 2029
Câmara aprova aporte de R$ 2,8 bi para desestatizar metrô de BH
Belo Horizonte abre discussão sobre mobilidade urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário