Ciclistas de Belém promovem ações para marcar dia do meio ambiente

Com faixas, lambes e mais intervenções, coletivos de Belém querem sensibilizar moradores da capital paraense sobre mudanças climáticas, poluição e bicicleta na mobilidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / ParáCiclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de junho de 2023

Mensagem dos ciclistas às populações mais pobres d

Mensagem dos ciclistas às populações mais pobres da cidade

créditos: Divulgação

Para marcar o Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, vários grupos de Belém (PA) que atuam pelo fortalecimento da bicicleta estão realizando, até sexta-feira, uma série de ações para sensibilizar a população sobre a importância das bikes na mobilidade urbana, sobretudo nos bairros das periferias. 

 

As intervenções acontecem em dois pontos da cidade: no histórico prédio do Mercado de São Brás e no complexo cultural Vila Container, e são organizadas pelos movimentos: Coletivo ParáCiclo, Pedala Mana, 110 LBS e Bicicletada Belém, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

 

As ações são voltadas principalmente para os mais afetados com a não preocupação com o meio ambiente: os moradores de bairros periféricos. Assim, as temáticas destacadas nas faixas e em outros materiais são por exemplo: 'A periferia é a mais afetada pela crise climática', 'Carros são os maiores poluidores da cidade', 'Retirar árvores aumenta a temperatura da cidade', 'Canalizar rios aumenta o risco de inundações', entre outras. 

 

“Queremos chamar atenção da população periférica e do poder público, inclusive porque as mudanças climáticas impactam diretamente no deslocamento dessas populações periféricas. É muito tempo perdido se deslocando desses bairros periféricos para o centro da cidade, e as chuvas, que alagam os igarapés, transbordam as ruas, tudo é impacto das crises climáticas”, diz Ruth Costa, integrante do ParáCiclo e uma das idealizadoras do Pedala Mana.


Além da colagem de lambes, haverá colocação de placas e faixas, e outras intervenções urbanas como bicicletadas e passeios e projeção em vídeo mapping. 

 

> Por fim, um toque: o Mobilize Brasil está em Campanha Financeira: Que tal fazer uma doação?

 

Leia também:
"O estímulo ao transporte individual é desastroso"
Fortaleza vence o prêmio global de ciclomobilidade da Bloomberg
Carta à COP 27 defende mais apoio a pedestres e ciclistas
Como transformar uma rua para priorizar as pessoas
Belém (PA) investe na construção e recuperação de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário