Projeto que une livros e bicicleta, a BiciBiblioteca, chega às capitais

Ação chama a atenção de crianças e adultos ao se apresentar numa bike cheia de livros. Após itinerar pelo interior do país, agora é a vez de Salvador, SP, Recife e Rio

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Agência Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2023

BiciBiblioteca: estímulo à leitura com a bike como

BiciBiblioteca: estímulo à leitura com a bike como aliada

créditos: Divulgação

O projeto BiciBiblioteca é baseado em uma "estante itinerante" sobre pedal, como sugere o nome, e que busca estimular a leitura entre crianças, jovens e adultos a partir da troca gratuita de livros usados por livros novos.

 

Nesta quinta-feira (21), o projeto foi recebido na Escola Municipal Casa da Amizade, localizada no Jardim Apipema, em Salvador. No domingo (24), será lançado para o público soteropolitano na Avenida Centenário, perto da entrada do Calabar. Ali, qualquer pessoa poderá chegar e trocar um livro, até o dia 25 de fevereiro de 2024.

 

Em seguida, a BiciBiblioteca desembarca em outras capitais: na quarta-feira (27), começa a funcionar simultaneamente em São Paulo e no Recife. E chegará ao Rio de Janeiro no dia 5 de outubro.

 

Em Salvador e em São Paulo, a troca de livros será realizada aos domingos em vias públicas, e, no Rio e no Recife, aos sábados, informou a idealizadora da BiciBiblioteca, Fabiana Maugé nesta reportagem à Agência Brasil. 

 

Democratizar o livro

“O projeto nasceu da vontade de democratizar o acesso ao livro, que não é uma coisa barata hoje. O preço do livro é muito alto. Além disso, tem uma guerra com os [produtos] eletrônicos”, explica Fabiana. Ela comenta que cada vez mais as crianças deixam os livros por causa da facilidade e da quantidade de informações disponibilizadas por celulares e computadores. 

 

O que chama muito a atenção das crianças e faz com que elas saiam um pouco do universo do celular e do computador é o fato de o projeto ser montado em uma bicicleta, conta a idealizadora da BiciBiblioteca. Nesse momento elas se sentem mais estimuladas a ler, e assim a dialogar mais e interagir socialmente, conclui. 

 

Programação

Na capital baiana, todo domingo, a BiciBiblioteca estará à disposição do público das 10h às 16h. Em paralelo ao intercâmbio das obras, haverá atividades de contação de histórias e leitura em voz alta. A bike do conhecimento fará, até dezembro, 25 visitas a escolas e, a cada 15 dias, irá aos sábados à Casa Apipema, centro cultural localizado no Jardim Apipema, para promover as mesmas atividades, com início no dia 30 deste mês.

 

Na capital paulista, a BiciBiblioteca será aberta quarta-feira, às 14h, na Arena Bela Vista, na Avenida Ipiranga, bairro Bela Vista; no Recife, às 13h do mesmo dia, na Escola Municipal do Coque, em São José, bairro do Coque, onde foi identificado o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) da capital pernambucana. Quinzenalmente, as atividades ocorrerão às terças-feiras, a partir das 15h30, no Centro Comunitário da Paz Dom Hélder Câmara, na Ilha Joana Bezerra.

 

No Rio de Janeiro, a abertura será no dia 5 de outubro, às 15h30, no Galpão Bela Maré. Aos sábados, funcionará na Feira da Teixeira Ribeiro, na Favela da Maré. Segundo Fabiana, no Rio, em todo primeiro domingo do mês, a biblioteca itinerante passará pela orla de Copacabana, com o intuito de ampliar ao máximo o acesso e o número de pessoas beneficiadas. O projeto se estenderá até 24 de fevereiro de 2024, no Rio; até dia 25, em São Paulo; e até dia 28, no Recife.

 

Serão doados à população dessas cidades 6.500 livros adquiridos com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio da Lei Rouanet e com patrocínio do Itaú. A realização é da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e governo federal. Os livros que compõem o acervo do projeto são títulos clássicos ou que estão na lista dos mais lidos para, justamente, chamar a atenção da população. “Têm muita qualidade e são destinados ao público de todas as faixas etárias”, enfatizou Fabiana.

 

Projeto em praça de Três Barras (SC). Foto: Divulgação

 

Interior e capitais

Lançado no ano passado em seis cidades do interior do Ceará, de Santa Catarina e do Paraná, neste ano o projeto da BiciBiblioteca chega às capitais.

 

Segundo os organizadores, o resultado foi excelente, com o projeto conseguindo atingir mais de 20 mil pessoas, em cidades muito pequenas. Agora, dizem, a perspectiva é aumentar muito o número de beneficiários nas capitais. Para 2024, a ideia é dar prosseguimento ao projeto percorrendo um maior número de capitais, que precisam da oportunidade de acesso ao livro.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Livro mostra a cidade como espaço lúdico na primeira infância
Em busca da educação nas ruas
"Geladeira vira biblioteca" nas estações da CPTM, em São Paulo
De volta às ruas, festival une arte e bicicleta. Edital aberto para SP
Trilhas Urbanas, um jogo para repensar as cidades

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário