MP move ação para proteger pedestres e ciclistas no DF

As "passagens do medo" sob o "Eixão" precisam de manutenção e mais segurança para pedestres e ciclistas que cruzam essas vias de alta velocidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de março de 2024

Ativistas visitam uma das passagens do medo, sob o

Ativistas visitam uma das passagens do medo, sob o Eixão

créditos: Uirá Lourenço

Após anos de luta, a população do Distrito Federal conseguiu nesta terça-feira (5) dar um passo importante. O Ministério Público (MPDFT) entrou hoje com uma ação civil  pública para obrigar o governo do Distrito Federal a implementar soluções para a travessia de pedestres e ciclistas no chamado "Eixão". A ação teve a colaboração da Rede Urbanidade, uma iniciativa em parceria entre MP e sociedade civil organizada. 

 

Para quem não sabe, o Eixo Rodoviário (DF-002) e os Eixos L e W de Brasília, também conhecidos como “Eixão” e “Eixinhos”, são estruturas do projeto os original de Brasília para interligar o Plano Piloto nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste. Assim, as passagens subterrâneas são bastante utilizadas pela população, já que são a única alternativa oficial para atravessar as vias. No entanto, esses túneis estão hoje muito degradados por falta de manutenção, oferecendo toda a sorte de riscos, especialmente à noite. Esse abandono explica porque muitas pessoas preferem arriscar-se correndo pelas vias de alta velocidade do que cruzar os temidos túneis para pedestres.  

 

A ação do MP impõe condições e dá prazos para o governo (GDF)  implementar soluções que garantam mobilidade, segurança e acessibilidade a pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência nessas travessias, ao lado da preservação do conjunto urbanístico de Brasília.


Leia o documento da Açao Civil Pública:



 

Leia também:
As "Passagens do medo", em Brasília
Brasília em busca de uma nova utopia
Em Brasília, o "Pedestre pede Passagem"
Em SP, projeto de novas pistas ameaça futuro parque
Prefeitura de SP quer estender a Marginal do Pinheiros. Para quê, para quem?


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?  

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário