Principais vias de Várzea Grande (MT) vão receber implantação de passarelas elevadas

O objetivo é fazer com que o condutor reduza a velocidade e respeite a faixa de pedestre

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Fonte: Olhar Direto  |  Autor: Wesley Santiago  |  Postado em: 06 de agosto de 2014

As lombofaixas são elevados físicos para pedestres

As lombofaixas são elevados físicos para pedestres

créditos: Reprodução

 

A cidade de Várzea Grande receberá em breve um novo tipo de sinalização viária. As ruas e avenidas do município contarão com as chamadas lombofaixas – também conhecidas por passarela elevada e elevado físico. O objetivo é fazer com que o condutor reduza a velocidade e respeite a faixa de pedestre.

 

O instrumento tem largura e altura diferenciadas das lombadas comuns (quebra-molas). As medições e os estudos para a implantação das lombofaixas tiveram início em julho, após pedido da secretaria de Serviços Públicos e Transportes. A passarela elevado está regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

“Esse modelo, efetivamente exige que o carro pare, força a redução da velocidade dos veículos e o consequente respeito à faixa de pedestres”, disse o secretário Roldão Lima Júnior. Ele ainda acredita que a partir do momento em que houver essa rotina, haverá respeito às faixas por parte dos motoristas.

 

Alguns pontos já são dados como certo para receberem a sinalização, são eles: Avenida Alzira Santana, em frente ao Pronto-Socorro Municipal, na Avenida Júlio Campos um pouco a frente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e na Avenida Couto Magalhães, fundos da igreja Nossa Senhora do Carmo. “Nesse ponto da Couto Magalhães, por exemplo, existe uma faixa de pedestres, pois ali é um corredor comercial de grande fluxo de pessoas e veículos, mas poucos respeitam a parada. A partir de momento que houver um obstáculo ali, vão passar a respeitar”, defende Roldão.

 

“Temos de avaliar todo impacto que essa obra vai trazer ao local onde for implantada. Sabemos que as passarelas elevadas oferecem maior segurança ao pedestre, mas tudo depende de estudos que vão apontar aonde de fato esse modelo melhor se aplica. Temos todo esse cuidado até porque a implantação é algo caro quando comparado à simples pintura de faixa de pedestre ou da construção de quebra-molas”, explica o prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães. Há a possibilidade da implantação de mais de uma lombofaixa na mesma avenida.

 

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