Mais de 600 crianças morrem por ano no Brasil, vítimas de atropelamento em área escolar

Ministério da Saúde alerta os pais sobre os riscos de atropelamento nas áreas escolares e destaca o projeto Vida no Trânsito, implementado junto às unidades de ensino

Notícias
 

Fonte: CBN  |  Autor: CBN Foz  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2015

Travessia em área escolar deve ser feita com atenç

Travessia em área escolar deve ser feita com atenção

créditos: CBN Foz

 

Muitos estudantes do ensino fundamental já voltaram às aulas nesta semana. Por isso, o Ministério da Saúde faz um alerta aos pais sobre os riscos de atropelamento nas áreas próximas às escolas. De acordo com o ministério, mais de 600 crianças de zero a nove anos de idade morrem por ano no Brasil vítimas desse tipo de acidente.

 

A coordenadora geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Marta Silva, explica que os pais e responsáveis não devem deixar de acompanhar os filhos no momento da travessia. "Sempre que os pais ou responsáveis levarem a criança até a escola devem acompanhar a travessia da criança e essa travessia deve sempre ser feita na faixa de pedestre ou pelas calçadas. Orientamos também que não se pare em fila dupla. Isso aumenta o risco de acidentes envolvendo crianças. Quando os pais pararem o carro, também acompanhar a descida da criança do automóvel. Na prevenção dos atropelamentos com criança, alertamos os pais e responsáveis que eles têm que fazer a sua parte e proteger a criança, dentro do carro e fora do carro, de maneira segura."

 

A agente administrativa, Cristiane Sales, têm dois filhos em idade escolar. Ela conta que as crianças já sabem sobre a importância de atravessar a rua com atenção. "Nós fomos até a faixa de pedestre, ensinamos e deixamos que eles fizessem sozinhos e ficamos observando. A gente orienta as crianças sempre a faixa de pedestre ou a passarela e antes de atravessar, dar o sinal levantando a mão, que é o sinal de vida, e esperar que todos os carros parem para que eles possam atravessar com segurança."

 

Marta Silva destaca que o ministério tem uma ação que foi criada para evitar acidentes no trânsito, Inclusive atropelamentos em área escolar envolvendo crianças e adolescentes. "O Ministério da Saúde têm um Projeto Vida no Trânsito e esse projeto implantado em estados, capitais brasileiras e alguns municípios junto às escolas. Então, essa é a prioridade. A dica é prevenção. Todo cuidado é pouco. A maioria dos acidentes de trânsito ocorrem próximo à escola. Então, temos que fazer toda essa orientação, e essa orientação se estende para os pais, os responsáveis e para toda a comunidade escolar que vai receber estas crianças".

 

Leia também:

Cruzamento da Ipiranga com São João ganha faixa de pedestre em "X"

Sinais de trânsito e faixas são desrespeitados por motoristas em avenidas de Manaus

Pedestres ainda tropeçam nas calçadas de Salvador

Nova campanha sobre o uso das faixas de pedestres em Uberaba

Na Alemanha, pedestres jogam videogame na espera do semáforo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário