Metrô de Salvador: prefeito e governador assinam acordo

Gestores marcaram encontro hoje (22) às 14h30 para assinar o documento de viabilização do metrô. Prefeitura pretende interromper sua participação na obra

Notícias
 

Fonte: Correio 24 horas  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de abril de 2013

Obras do metrô de Salvador estão parados

Obras do metrô de Salvador: paradas

créditos: Dario Guimarães/Metropress (arquivo)

 

O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assinam nesta segunda-feira (22) o contrato que passa para o governo do estado a responsabilidade sobre a administração da linha 1 do metrô de Salvador (Lapa-Cajazeiras) e da construção do metrô da Avenida Paralela, que liga  a capital à Lauro de Freitas, cujo ato conta também com a presença do prefeito da cidade da Região Metropolitana, Márcio Paiva.

 

Os gestores irão se encontrar às 14h30 no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para assinar o documento de viabilização do metrô. A transição é adiada desde o ano passado, na gestão do ex-prefeito João Henrique.

 

Após quatro meses na prefeitura e diversas reuniões com o governador, Neto coloca hoje um ponto final na participação do município no sistema metroviário. “Agora é com o governo do estado”, disse ontem o gestor, negando qualquer futuro envolvimento na administração das linhas 1 e 2.

 

O motivo da falta de entendimento entre Wagner e Neto, que levou à prorrogação da transmissão de responsabilidade, foi a tarifa de integração entre o sistema metroviário e rodoviário urbano. Há duas semanas, no entanto, eles chegaram a um consenso e fixaram a taxa em R$ 1,10.

 

A assessoria do governo estadual afirmou no domingo (21) que Wagner passará hoje mais informações sobre a transição e  o modelo de funcionamento do sistema.

 

Neste ano, o metrô completa 13 anos desde o  início das obras e a previsão é de parte da linha 1 comece a funcionar até a Copa do Mundo de  2014. A construção do metrô da Paralela deverá contar com o auxílio financeiro do governo federal. 

 

Leia também:

'Bibliocicleta' leva livros a comunidades com pouco acesso à leitura 

Prefeito e governador adiam assinatura de acordo do metrô de Salvador 

Após impasse, governo da Bahia assume metrô em obras há 13 anos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário