Governo de SP inicia projeto do BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê

Previsto para 2016, corredor de ônibus de 20 km de extensão, ligando 4 municípios da Grande SP, recebe autorização do governador Geraldo Alckmin para início dos trabalhos

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Fonte: EMTU  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 13 de fevereiro de 2014

Mapa do corredor BRT Metropolitano Perimetral Alto

Mapa do corredor BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê

créditos: EMTU

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou nesta quinta-feira (13), em Ferraz de Vasconcelos, a execução dos projetos básico, executivo e ambiental do BRT Metropolitano Alto Tietê. O sistema terá 20,9 km de extensão, e ligará quatro municípios da Grande São Paulo: Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. 

 

O trabalho será elaborado  pelo consórcio Projeto BRT Arujá (Empresas Vetec e Walm), vencedor da concorrência pública, sob a supervisão e coordenação da EMTU/SP e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

 

O sistema de transporte exclusivo para a operação dos ônibus terá faixas de ultrapassagem, regularidade na frequência das linhas e controle eletrônico de operação. Nos terminais e estações serão adotados dispositivos para aproveitamento de energia e água. 

 

Com o novo corredor, a população do Alto Tietê poderá ganhar tempo, conforto e segurança. O percurso que atualmente é feito em 70 minutos deverá ser percorrido em 50 minutos, o que representa uma economia média no  tempo de viagem de aproximadamente 30%, aponta a EMTU.

 

Demanda

Inserido em uma região de grande concentração populacional (890 mil habitantes), por onde passam três importantes rodovias: Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna, o novo sistema terá frota prevista de 67 ônibus, sendo 55 articulados e 12 do tipo Padron. A estimativa é de que sejam atendidos 47 mil passageiros  por dia. Os veículos, modernos e menos poluentes, terão portas largas para facilitar o embarque e desembarque, ar-condicionado, bancos estofados, com sistema WI FI e monitorados por câmeras e GPS.

 

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de tipo estruturador que promoverá a integração entre os modos de transporte (linhas municipais, metropolitanas e trens da CPTM - linhas 11 e 12). Para valorizar o entorno, o projeto prevê a criação de espaços urbanos, a exemplo do projeto da Praça do Mirante, em Itaquaquecetuba, e a implantação de ciclovia.

 

Estações de Embarque

Conforme o projeto, as estações de embarque serão acessíveis para pessoas com deficiência, com plataforma de embarque em nível, informações em tempo real aos usuários (tempo de espera, problemas na rede etc.), cobrança desembarcada e faixa de ultrapassagem para agilidade na operação. Serão equipadas com coberturas termoacústicas e iluminação de alta performance que propiciam menor consumo de energia. Além do pavimento com blocos de concreto intertravado, que possibilitam a permeabilidade do solo, estão previstos sistemas de captação de águas pluviais e painéis fotovoltaicos para captação de energia solar.

 

Cronograma 

A conclusão dos projetos está prevista para dezembro deste ano. Segundo o governo, as obras serão iniciadas no primeiro semestre 2015 e entregues no primeiro semestre 2016. O investimento estimado no empreendimento é de R$ 336,8 milhões, com recursos do governo do estado de São Paulo.

 

O projeto foi dividido em trechos:

 

Avenidas Renova dos Santos e João Manuel (Arujá)

3,2 km de extensão

4 Estações de Embarque

1 Estação de Transferência 

1 Terminal de Integração

Status: início de Projeto Básico e Executivo

 

Rodovia SP-56 (Arujá  - Itaquaquecetuba)

10,3 km de extensão

14 Estações de Embarque

1 Estação de Transferência (Monte Belo em Itaquaquecetuba)

Status: Projeto Funcional concluído; início de Projeto Básico e Executivo; projeto de duplicação da SP-56 em andamento pelo DER.

 

Estação de Transferência Monte Belo/Itaquaquecetuba - Estação Ferraz de Vasconcelos

7,4 km de extensão

8 Estações de Embarque (a definir)

1 Terminais de Integração (Ferraz de Vasconcelos)

Adequação do terminal de Integração (Cid. Kemel, em Poá)

Status: Estudo preliminar concluído; início de Projeto Funcional e Básico.

 

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Comentários

Andréia - 03 de Agosto de 2015 às 17:13 Positivo 0 Negativo 0

Queria saber se vao mexer na rua queluz e pra quando vai começar as obras

Andréia - 03 de Agosto de 2015 às 17:10 Positivo 0 Negativo 0

Queria saber quando é a previsao pra começar a derrubar e se aqui na Rúa queluz vao mecher.?

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