Comissão aprova padronização de calçadas para circulação de deficientes

Texto do Senado, que explicita normas para execução e reparo de calçadas, ainda tem de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Notícias
 

Fonte: Câmara Notícias  |  Autor: Lucio Bernardo Jr.  |  Postado em: 22 de janeiro de 2016

Calçadas deverão ser padronizadas em todo o país

Calçadas deverão ser padronizadas em todo o país

créditos: Arquivo Mobilize

 

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8331/15, do Senado, que padroniza as calçadas para facilitar a circulação em vias públicas de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

 

Para cumprir esse objetivo, a proposta acrescenta à Lei da Acessibilidade (10.098/00) o conceito de “passeio público”, definido como a parte da via pública destinada à circulação de qualquer pessoa e à instalação de placas e equipamentos de infraestrutura.

 

O texto explicita também normas que devem ser respeitadas na construção ou no reparo desses locais.

 

Conforme o projeto, os materiais utilizados deverão ter superfície regular, firme e antiderrapante. As obras ainda devem prever a existência de faixas de piso tátil e observar requisitos de permeabilidade para drenagem urbana.

 

Além disso, a parte das calçadas destinada à circulação de pessoas possuirá largura mínima de 1,20 metros. Já a porção usada para instalação de placas e equipamentos terá largura mínima de 70 centímetros e trará rebaixamentos para acesso de veículos.

 

Nos trechos do passeio público formados pela junção de duas vias, serão asseguradas condições para passagem de pessoas com deficiência, bem como boa visibilidade e livre passagem para as faixas de travessia de pedestres.

 

A relatora na comissão, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), recomendou a aprovação do texto. “O acesso ao espaço urbano deve ser irrestrito e igualitário. No entanto, a ocorrência de barreiras físicas de acessibilidade impede a movimentação de pessoas com deficiência e outras que possuem dificuldades de locomoção", disse ela.

 

“Toda a população possui o direito de usufruir a cidade e, portanto, é preciso que se garanta a inclusão dessa parcela considerável dos cidadãos na vida urbana, com prerrogativa da adequada locomoção em áreas públicas. As cidades deveriam ser planejadas para as pessoas, as quais primordialmente caminham."

 

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda tem de ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Leia também:

Manaus prepara cartilha "Calçada Legal" 

"Calçada também precisa de projeto", diz arquiteto 

Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Milda - 29 de Janeiro de 2016 às 21:16 Positivo 0 Negativo 0

Oxalá esse projeto seja aprovado. E após aprovado, que as prefeituras façam com que a lei seja cumprida; fiscalizando, orientando e multando os mal educados. Na minha cidade a moda é calçada rampa, esburacada e com obstáculos.

Marcelo PGuim - 23 de Janeiro de 2016 às 18:35 Positivo 1 Negativo 0

Troquem o título. "Circulação de deficientes" é incorreto, segregador e preconceituoso. Melhor "circulação com acessibilidade" ou "circulação de todos."

Clique aqui e deixe seu comentário