A guerra diária que nos assombra

Ciclistas brasileiros arriscam-se todos os dias em uma luta dura e desigual nas ruas e estradas que cortam as cidades do país. Uma guerra que não está nas manchetes

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de março de 2022

Ghost bike em Veranópolis (RS)

Ghost bike em Veranópolis (RS)

créditos: Daniela Affonso / Agência RBS


Em sequência à série de episódios sobre os riscos e as formas de evitar e reduzir os “acidentes” com as pessoas que pedalam, n
esta edição do Expresso, nós ouvimos Uirá Lourenço (Brasília para Pessoas), Ruth Costa e Mariana Auler (UCB), Daniel Guth (Aliança Bike) e Yasmin Reck (Cicloiguaçu).

 


Uirá Lourenço e sua família de ciclistas Foto: Arquivo pessoal


De Brasília, Uirá Lourenço explica quando e porque optou pela bicicleta e ensina os cuidados que teve e ainda mantém para educar seus dois filhos como ciclistas. A advogada Mariana Auler, de Curitiba, discute a legislação brasileira, que aceita e até estimula as bicicletas nas ruas, mas não estabelece condições de conforto e segurança para quem precisa pedalar nessas vias.

 

Mariana Auler Foto: Arquivo pessoal     
    Ruth Costa, da UCB Foto: Arquivo pessoal

 


De Belém, ouvimos Ruth Costa, que enfrenta diariamente uma estrada urbana com sua bicicleta. E em São Paulo seguimos nossa conversa com Daniel Guth, para quem as ruas e avenidas precisariam ser redesenhadas para um futuro de trânsito mais calmo e com menos motores fumegantes.




Daniel Guth Foto: Arquivo pessoal 


E completamos a rodada com mais um depoimento da curitibana Yasmin Reck: ela atribui grande parcela de responsabilidade aos governantes, que fazem vista grossa aos problemas gerados pelo automóvel e relutam em adotar “políticas afirmativas” para a bicicleta nas cidades.



Yasmin Reck Foto: Arquivo pessoal

 

Ouça o Expresso 72...

 

...e também o Expresso 71 


O
Expresso Mobilize é o podcast sobre mobilidade urbana sustentável do portal Mobilize Brasil. O Expresso conta com o apoio do Itaú Unibanco e do Instituto Clima e Sociedade. A produção é de Ricky Ribeiro, Marília Hildebrand, Regina Rocha e Marcos de Sousa.

 

Leia também:
Expresso #71: Parém de matar ciclistas!
Em julho, Belém recebe o Bicicultura 2022
Serviço de bikes compartilhadas chega a condomínios de Curitiba
Prefeitura do Rio inicia obras para restaurar ciclovias da cidade

Ciclovias e calçadas são obrigatórias em rodovias "urbanas"
Ciclovias em SP: legado positivo supera defeitos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário