Sabe aquela carroça que ocupa a ciclovia?

Catadora de recicláveis e ativistas do "Pimp my Carroça" participam de live da Polo Conecta, nesta sexta (28) às 10h30

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de outubro de 2022

Reciclovia: uma intervenção realizada em 2015

Reciclovia: a intervenção de 2015 em São Paulo

créditos: Arquivo Mobilize


Em 2011 e 2014, logo que as ciclovias começaram a ocupar as ruas de São Paulo, os ciclistas começaram a notar que as novas faixas para bicicletas também estavam sendo usadas por cadeirantes, pedestres e todos aqueles que não conseguiam circular pelas calçadas esburacadas da cidade. 


Aos poucos, as ciclovias também passaram a ser usadas pelos carroceiros, pessoas que vivem de recolher e revender materiais recicláveis. Obviamente, os ciclistas mais fundamentalistas e intolerantes chiaram, porque às vezes fica difícil - e até perigoso - passar ao lado dessas carroças.


Mas, felizmente, logo surgiram grupos de pedaleiros que acolheram e até estimularam o uso das ciclovias para a circulação dos carroceiros: em um certo dia de 2015, várias rotas cicloviárias amanheceram com a pintura de carroças brancas no piso, sinalizando a aceitação das pessoas que não têm espaço seguro para andar na cidade.


Não foi e ainda não é uma solução adequada, mas apenas uma forma de driblar o problema e ajudar as pessoas que vivem o dia a dia de recolher materiais e transportá-los em carrinhos, carroças, carros velhos e, inclusive, bicicletas.

Para quem quer discutir o assunto e apontar soluções, vale acompanhar a live sobre Mobilidade e Sustentabilidade da Polo Conecta, que vai mostrar a experiência do Pimp my Carroça, organização que trabalha desde 2007 para valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, com redesenho e reforma de carroças, além do apoio aos trabalhadores.


O encontro terá a participação de Elismaura Pereira dos Santos, que trabalha como catadora, Carlos Tadeu, do Pimp my Carroça, e Sandro Nicodemo, do Pimp Lab.


Para acompanhar, acesse o Youtube da Polo
https://youtu.be/qdx8K2sJRgg

 

Ou assista aqui mesmo:

 


Leia também:
São Paulo acorda com mais de 400 tags estimulando o uso misto das ciclovias
Carroças e triciclos elétricos, inovação que ajuda o trabalho dos catadores
Triciclos elétricos fazem a coleta de materiais recicláveis em Fortaleza


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário