Já são mais de 30 no Brasil. Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?

Uma pesquisa está mapeando todas as cidades do mundo que já adotam (ou adotaram) a gratuidade no transporte público. Ajude a localizá-las no Brasil!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de abril de 2021

Ônibus

Ônibus "Tarifa Zero" em Caucaia (CE)

créditos: Pref. de Caucaia


Uma pesquisa da Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas), na Bélgica, está procurando levantar informações sobre todas as cidades no mundo que já adotaram o transporte público gratuito
, ou "tarifa zero", tal como a ideia se tornou conhecida no Brasil a partir dos anos 1990. O trabalho está sendo coordenado pelo grupo de pesquisa Cosmopolis e busca fazer uma análise econômica, operacional e política das experiências com o transporte sem tarifas.


Uma das pesquisadoras, a urbanista Marijke Vermander, assumiu a tarefa de realizar esse levantamento aqui no Brasil e para isso está pedindo a colaboração de leitores do Mobilize para completar esse mapeamento. Essas informações serão incorporadas ao trabalho internacional e poderão auxiliar na definição de políticas para o financiamento extratarifário do transporte público.

 

Cidades
Até o momento - estamos no início de abril de 2021 - conseguimos identificar sistemas de transportes ou linhas especiais com total gratuidade nas seguintes cidades do Brasil: 

 

Além dessas, recebemos informações sobre políticas de gratuidade para estudantes de escolas e universidades públicas na Região Metropolitana do Recife (PE), em São Paulo (SP) e também em Maceio (AL). E há também a gratuidade para idosos, pessoas com deficiência, militares e outras categorias de usuários. Mas, atenção: a pesquisa quer identificar linhas ou sistemas abertos a todas as pessoas e mantidos sem o pagamento de qualquer tarifa.


Como colaborar
Se você conhece outras localidades no Brasil que já tenham transporte público gratuito e universal [para todos], por favor, registre as informações na área de comentários aqui abaixo ou envie uma mensagem para marcos@mobilize.org.br.


Leia também:
Mais cidades adotam "tarifa zero" no transporte
"Tarifa Zero" triplica usuários de ônibus em cidade da RMSP
Volta Redonda (RJ) cria linha com "tarifa zero"
Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas
A tarifa zero avança na Europa. E o Brasil?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Matheus Freitas - 29 de Setembro de 2021 às 11:48 Positivo 1 Negativo 0

Volta Redonda tem algun poucos onibus tarifa zero, que rodam em pontos especificos... mas no geral a tarifa e paga

Clique aqui e deixe seu comentário