Ciclovia Musical chega ao Rio e festeja o Dia Internacional da Bicicleta

Evento que reúne música em roteiros ciclísticos completa 10 anos e estreia no Rio de Janeiro para homenagear as bicicletas e as pessoas que pedalam

Notícias
 

Fonte: Fermata Café  |  Autor: Denise Silveira  |  Postado em: 31 de maio de 2023

Camerata Jovem do Rio de Janeiro

Camerata Jovem, uma das atrações da Ciclovia Musical no Rio


Desde 2018, o dia 3 de junho é reconhecido como o Dia Mundial da Bicicleta. A data foi estabelecida pela  Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar a bike como meio de transporte sustentável. E desta vez a celebração vai contar com a primeira edição da Ciclovia Musical no Rio de Janeiro.


O evento acontece no próximo domingo, dia 4 de junho, das 9h às 13h, com ponto de partida no Museu de Arte do Rio (MAR).


"Estamos nos dedicando a todos os detalhes, desde a seleção dos grupos musicais cariocas até a garantia da segurança dos ciclistas, para criar uma experiência única na Ciclovia Musical", garante Giane Martins, diretora e criadora do projeto.


Serão dois roteiros ciclísticos que contarão com equipes de segurança e da força policial carioca, além do apoio e orientação de ciclistas do movimento Bike Anjo. "Participar da primeira Ciclovia Musical da cidade é ter a possibilidade de colaborar fazendo o que a gente mais gosta e acredita: mais pessoas e suas bikes nas ruas. Que este seja o primeiro ano de muitos, de forma que possamos, cada vez mais, aliar bicicleta e cultura em prol de uma cidade mais humana", destaca Aline Melo de Aguiar, do Bike Anjo.


Durante os circuitos, monitores artísticos seguirão junto com os ciclistas e a cada parada falarão sobre as curiosidades dos instrumentos e informações educativas sobre os estilos musicais. O maestro Felipe Prazeres e a maestra  Priscila Bomfim cumprirão esta função. Ela é a primeira mulher e diretora musical a reger óperas na temporada oficial do Theatro Muncipal do Rio de Janeiro. E ele é o regente titular da Orquestra Sinfônica.


Concertos gratuitos
Os concertos acontecem nos principais pontos culturais da cidade. Além do MAR, os ciclistas e músicos estarão no Theatro Municipal, Memorial Getúlio Vargas, MAM e Museu do Amanhã. As vagas para pedalar estão esgotadas. Mas, os concertos são grátis também para quem não anda de bicicleta. Basta se dirigir ao local no horário previsto.

 


A orquestra Cyclophonica, formada por músicos ciclistas do Rio de Janeiro Foto: Divulgação


Entre os grupos musicais estão o Quinteto de Sopros Guanabara, Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Chora – Mulheres na Roda, Jazz a Cinco, e a Camerata Jovem do Rio de Janeiro. Uma das formações mais inusitadas também estará presente em um cortejo que vai do MAR ao Museu do Amanhã: a Cyclophonica, reconhecida como a única orquestra profissional civil de bicicletas do mundo.


Acessibilidade
O segundo roteiro ciclístico tem interpretação em Libras, para permitir a acessibilidade ao público não ouvinte. Os surdos poderão se aproximar dos músicos e sentir a vibração dos instrumentos. "É maravilhoso porque você junta a comunicação musical junto com a Libras. O surdo está tendo acesso à informação, o surdo está entendendo o que está acontecendo, ele entende a informação que é passada. As pessoas dizem: 'ah, é surdo, não vai conseguir ouvir a música'. Mas, eles sentem a vibração. Independente da música ter letra ou não, ela tem a vibração. Eles conseguem sentir a vibração dos instrumentos que são tocados. E isso é muito interessante", explica Jéssica Terra, intérprete de Libras.


O roteiro também terá ciclistas com deficiência visual e com baixa visão que pedalam bikes duplas, uma parceria com o projeto Pedala Junto. Um voluntário pedala na frente e faz a audiodescrição do trajeto e dos concertos. Os cegos também podem tocar com as mãos para sentir como são os diferentes instrumentos musicais. Uma experiência sensorial que vai muito além da imagem e que traz muita alegria aos participantes.

 

Inclusão, acessibilidade, democratização da cultura, incentivo ao transporte ativo e à saúde física e mental fazem parte do propósito da Ciclovia Musical. Antes do evento, no dia 2 de junho, às 11 horas, acontece uma roda de conversa com estudantes do Colégio Pedro II. Com uma linguagem acessível, vai despertar a curiosidade para a música clássica e para a mobilidade, que estão inseridas na agenda 2030 da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A roda de conversa também apresenta o Quarteto Euterpe, que toca alguns trechos de músicas e compartilha sua experiência na busca por uma profissão e esforços pessoais para conquistar objetivos e sonhos.

"Estamos muito animados e já em processo de preparação para a Roda de Conversa e com um repertório especialmente pensado para trazer os jovens ainda para mais perto da música clássica", afirma Samuel Passos, violista do Quarteto Euterpe e também concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira. A mediação da roda de conversa é da jornalista e cicloativista Denise Silveira. E tem participação especial de Carlos Greenbike, fundador do Pedala Queimados, e do músico e ciclista Raphael Paixão.


"Vejo o Rio de Janeiro como um dos melhores locais para a realização da Ciclovia musical. Adoro tocar nas salas de concerto do Rio e pedalar por toda a cidade nas horas vagas. A cidade transborda cultura e esportes, em especial o ciclismo. Então a Ciclovia Musical une estas duas paixões de maneira perfeita. Será maravilhoso poder participar da Roda de Conversa, onde poderemos mostrar aos jovens que a música clássica está muito mais próxima de nós do que imaginamos, além de falar sobre mobilidade e cidadania", conta Raphael, que também é trombonista solista da Orquestra Sinfônica Brasileira.


 Integrantes do Chora, Mulheres na Roda, que também estará na Ciclovia Musical Foto: Divulgação


Programação Roteiro 1 (9,5 km)

O roteiro 1 tem 150 vagas e os participantes assistirão de 15 a 20 minutos de cada apresentação musical. O monitor artístico é o maestro Felipe Prazeres.

Concertos

Quinteto de Sopros Guanabara
9h - Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5


Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
9h45 - Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Centro

 

Chora – Mulheres na Roda
10h30 - Memorial Municipal Getúlio Vargas
Praça Luiz de Camões, S/N – Glória


Jazz a Cinco
11h15 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo 

 

Cyclophonica
11h40 – Cortejo Musical
Museu de Arte Moderna ao Museu do Amanhã


Camerata Jovem do Rio de Janeiro
12h00 - Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1


Programação Roteiro 2 (7,5 km)
O roteiro 2 tem 100 vagas e os participantes assistirão de 15 a 20 minutos de cada apresentação musical. A monitora artística é a maestra Priscila Bomfim.
O roteiro tem intérprete em Libras. E tanto as pessoas com deficiência visual ou auditiva podem se aproximar dos instrumentos para sentir a vibração com o toque das mãos.

Concertos

Quinteto de Sopros Guanabara
9h00 –Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5


Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
10h - Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Centro


Jazz a Cinco
11h - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
 

Cyclophonica
11h40 – Cortejo Musical
Museu de Arte Moderna ao Museu do Amanhã


Camerata Jovem do Rio de Janeiro
12h - Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1

 

Serviço:
Ciclovia Musical
4 de junho, das 9h às 13h
Saída: Museu de Arte do Rio de Janeiro
Inscrições para pedalar encerradas
Programação dos concertos abertos ao público:
www.cicloviamusical.com.br


nPor fim, um toque: o Mobilize Brasil está em Campanha Financeira
Mobilize inicia campanha financeira de 2023: Faça uma doação



Leia também:
Lisboa oferece bicicleta de graça a quem tem passe mensal do transporte
Pesquisa mapeia o uso da bicicleta entre estudantes no Paraná
A pé ou em bikes somos mais eficientes


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário